
Falta de recursos? Falta de planejamento? É o questionamento de muitos moradores de Tramandaí e Imbé ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em relação à situação da ponte Giuseppe Garibaldi. Muretas da travessia entre os dois municípios foram derrubadas por um veículo em 2023 e, quase um ano após o acidente, ainda não foram recolocadas.
A manutenção da ponte é de responsabilidade do Daer, autarquia do Governo do Rio Grande do Sul. No dia 22 de novembro do ano passado, uma caminhonete bateu na cabeceira da ponte e atingiu diversas muretas de concreto, que ficaram destruídas.

Mais de nove meses se passaram e o Daer ainda não providenciou as novas estruturas. Sem a proteção, há risco evidente para pedestres, inclusive crianças e idosos, além de ciclistas e motoristas que utilizam o local diariamente, em ambos os sentidos.
Dois dias depois, o departamento também não havia feito a retirada das estruturas danificadas. Devido à demora, servidores da Prefeitura Municipal de Imbé limparam a área e instalaram telas provisórias, que até o momento estão no local, aguardando as novas muretas de concreto.
No dia 23 de novembro de 2023, o Daer encaminhou uma nota à reportagem do portal Litoral na Rede afirmando que “desde o momento do acidente e da verificação dos danos, a equipe do Daer da Superintendência de Osório está verificando a solução adequada, e a partir desse levantamento programará os reparos necessários”.
Agora, a partir de sugestão de leitores, o portal de notícias procurou novamente a autarquia nessa terça-feira (03) e perguntou: “por qual motivo ainda não foram instaladas novas muretas na ponte? Existe alguma previsão?”. Na manhã de sexta-feira (06), após a reportagem já ter sido publicada, o Daer enviou a seguinte manifestação sobre os questionamentos:
“O Daer informa que dispõe de uma equipe de engenheiros especialistas em pontes e viadutos, a qual é responsável pelas obras e manutenção de mais de 800 estruturas em toda a malha rodoviária estadual administrada pelo departamento. No momento, essa equipe está focada na resolução de danos estruturais em pontes de outras regiões do estado. Assim que possível, a reposição das muretas na ponte Giuseppe Garibaldi será incluída na programação de serviços.”







