Nova sede da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa é inaugurada

Local abrigará também a 23ª Delegacia Regional, que atualmente funciona em Osório

Compartilhe

Nova Delegacia de Polícia de Capão da Canoa. Fotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede

A nova sede da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (11). O governador Eduardo Leite, o vice-governador Ranolfo Vieira Jr., a presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, a chefe da Polícia Civil Nadine Anflor, a delegada responsável pela 23ª Delegacia Regional e titular da DP de Capão da Canoa, Sabrina Deffente, o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, entre outras autoridades policiais, locais e estaduais participaram da cerimônia de inauguração.

O prédio fica localizado na Avenida Rudá, 771, ao lado da Câmara de Vereadores e irá abrigar também a 23ª Delegacia Regional. O local, onde antes funcionava o Foro de Capão da Canoa, foi cedido à Polícia Civil em julho de 2021 para que os trabalhos fossem centralizados e realizados de forma mais ágil e qualificada.

Segundo a chefe da Polícia Civil do RS, delegada Nadine Anflor, a nova sede atendeu aos anseios dos policiais civis que há muito tempo buscavam por melhorias para a unidade de Capão da Canoa.“Hoje é uma tarde de festa para a Polícia Civil e para a equipe de Capão da Canoa. Nós temos aqui, graças ao trabalho de muita gente uma central da Polícia Civil, um local que contemplará todos os programas da Polícia Civil. Teremos também a Sala das Margaridas de número 50 no Estado, sala destinada à mulheres vítimas de violência doméstica”, observou Nadine.

Sala das Margaridas. Fotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede

“Este ato tem uma importância enorme para Capão da Canoa. Não teremos só o prédio físico e sim um conjunto de serviços qualificados à nossa população. Além disso, teremos a Delegacia Regional no nosso município, a qual irá prestar atendimento a todo o Litoral Norte”, enfatizou o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano. O decreto que determina a instalação da 23ª Delegacia Regional em Capão da Canoa, foi assinado na quinta-feira (10), e em breve os serviços serão transferidos de Osório para o município.

De acordo com o vice-governador Ranolfo Vieira Jr, a decisão de mudar a sede da delegacia ocorreu pela questão logística e também pela economia aos cofres públicos do Estado, pois em Osório era pago um aluguel mensal de R$ 30 mil reais. “Capão apresentou redução nos índices de criminalidade nos últimos quatro anos, reduzindo em 70% os homicídios e em mais de 50% os roubos e assaltos, por isso que a Delegacia Regional será instalada aqui e irá atender os demais municípios da região do Litoral Norte”, disse Ranolfo.

O governador Eduardo Leite lembrou dos investimentos que o governo estadual vem realizando por meio do Programa Avançar, principalmente na segurança pública. “Anunciamos R$ 300 milhões de investimentos na segurança pública e teremos mais um reforço com a compra de 1.600 computadores e 3.200 monitores para a Polícia Civil visando equipar as delegacias. Essa será a primeira grande compra de novos equipamentos, pois antes a maioria vinha por meio de doações”.

Leite também enfatizou a escolha da nova sede da 23ª Delegacia Regional objetivando a economicidade e localização estratégica, tendo em vista que agora, Capão da Canoa possui melhores condições de atender e operar os trabalhos da Polícia Civil para os demais municípios da região.

A presidente do TJRS considerou que a existência de espaço físico adequado, que garanta as mínimas condições de trabalho para os seus ocupantes, e sobretudo conforto e confidencialidade aos cidadãos que necessitam dos serviços prestados pelo Poder Público, é pressuposto de dignidade e de respeito à cidadania. Ela comparou também a semelhança do trabalho prestado pela instituição e pelo Poder Judiciário, voltado essencialmente à sociedade.

“Sobretudo parte dela afetada pelas “doenças da alma”, envolta em conflitos, angústias e desilusões. De modo que a existência de um espaço físico funcional, confortável e acolhedor, assegura um bom ambiente de trabalho, motiva seus integrantes e isso reflete na qualidade do serviço prestado em prol da comunidade”, declarou a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

Estrutura do Prédio

Plantão da nova delegacia. Fotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede

O prédio conta com quatro pavimentos, equipado com plantão, cartório e Sala das Margaridas no primeiro andar; auditório no segundo andar e posterior espaço que será ocupado pela 23ª Delegacia Regional do Litoral Norte; secretaria, cartório e gabinete no terceiro andar, além do Programa Mediar, Cartório do Idoso, Cartório dos Animais e serviço de investigação no quarto andar.

O imóvel é equipado, ainda, com elevador, climatização e estacionamento para 13 vagas, sendo uma delas para pessoas com deficiência (PcDs), área específica para carceragem criada para abrigar o setor. “Essa nova sede da Polícia Civil de Capão da Canoa era um grande sonho para todos os policiais civis, sonhamos juntos e com o apoio das entidades conseguimos realizar. Nosso agradecimento será melhorar o nosso trabalho, de servir e proteger a população”, disse a delegada regional e titular da DP de Capão da Canoa, Sabrina Deffente.

110222 INAUGURAÇÃO DELEGACIA CAPÃO DA CANOA 6
Governador Eduardo Leite. Fotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede
110222 INAUGURAÇÃO DELEGACIA CAPÃO DA CANOA 4
Vice-governador Ranolfo Vieira Jr. Fotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede
110222 INAUGURAÇÃO DELEGACIA CAPÃO DA CANOA
Presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Fotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede
110222 INAUGURAÇÃO DELEGACIA CAPÃO DA CANOA 2
Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus. GermanoFotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede
110222 INAUGURAÇÃO DELEGACIA CAPÃO DA CANOA 5
Fotos: Júlia Bozzetto / Especial Litoral na Rede

Compartilhe

Postagens Relacionadas