Quem resolveu aproveitar a véspera do Natal na beira-mar precisa enfrentar a presença do tradicional vento “nordestão”. O fenômeno climático, comum no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, marca presença nas praias gaúchas nesta terça-feira (24).
Em Imbé, a estação meteorológica do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do RS (Ceclimar/UFRGS) registrou um aumento da força do vento desde a madrugada. Por volta da meia-noite, a velocidade média registrada era de aproximadamente 20 km/h. No começo da manhã, o vento já havia aumentado para 25 km/h.
Já a força das rajadas se manteve em torno dos 50 km/h ao longo da madrugada, atingindo 65 km/h por volta das 10h30 desta terça. Ainda segundo o Ceclimar/UFRGS, a menor rajada de vento registrada na madrugada foi de 24 km/h, às 5h15.
Na beira-mar da cidade, apesar do movimento, pouca gente se aventurou a armar guarda-sóis para se proteger do sol, que brilhava forte por volta das 11h desta manhã.
Alerta de tempestade
Além do vento, que só deve perder força na manhã da quarta, as cidades do Litoral Norte ainda poderão enfrentar a chuva nas próximas horas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou os 23 municípios da região na área de alerta amarelo de tempestade. A vigência inicia às 18h desta terça e encerra às 10h do dia de Natal.
O órgão classificou que os municípios têm perigo potencial de chuva. Os acumulados estimados ficam entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. O alerta amarelo também indica possibilidade de ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo em algumas localidades.
O instituto, no entanto, ressalta que há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Além do Litoral Norte, o aviso contempla outras áreas do Rio Grande do Sul, como parte das regiões Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Noroeste, além de pontos de Santa Catarina e do Paraná.
Previsão do tempo
A presença do vento no Litoral Norte durante o período de Natal já havia sido antecipada pela meteorologista Ludmila Pochmann.
Clique aqui e veja prognóstico completo publicado no portal Litoral na Rede.