Depois de perder o jogo de ida por 2 a 1, o Inter não conseguiu reverter a vantagem construída pelo Juventude e acabou sendo eliminado da Copa do Brasil, na tarde deste sábado (13), em Caxias do Sul. A partida, válida pela terceira fase da competição, terminou empatada em 1 a 1 — 3 a 2 para o time da Serra, na soma dos placares.
O jogo começou com atraso em razão da neblina, que cobriu o Estádio Alfredo Jaconi no horário previsto para início da partida — 16h — e só se dissipou depois de quase uma hora e meia.
O time foi comandado pelo interino Pablo Fernandez, que assumiu a equipe após a demissão de Eduardo Coudet. Ele mandou a campo um Inter com duas mudanças em relação ao time que perdeu o jogo de ida: Rômulo e Bruno Gomes iniciaram como titulares, enquanto Mercado e Wanderson foram para o banco de reservas.
Com a bola rolando, o Juventude abriu o marcador aos 50 minutos da etapa inicial. Jean Carlos cobrou escanteio pela esquerda e Rodrigo Sam, de cabeça, desviou. A bola entrou no cantinho de Anthoni, ampliando a vantagem do time da casa — 3 a 1 no agregado.
Já o segundo tempo foi bem mais movimentado e cheio de polêmicas. Aos 5 minutos, Wesley foi derrubado por Abner Salles dentro da área: pênalti para o Inter. Na cobrança, Alan Patrick chutou mal e Gabriel Vasconcelos fez a defesa em dois tempos.
Aos 20 minutos, Wesley foi derrubado mais uma vez dentro da área, dessa vez por João Lucas. Mais um pênalti marcado para o Colorado. E novamente desperdiçado: dessa vez, Enner Valencia cobrou com pouca força e o goleiro espalmou para o lado.
Nesse momento, um torcedor colorado invadiu o campo e partiu na direção do centroavante colorado, paralisando a partida. Alan Ruschel, lateral do Juventude, acertou um soco no invasor. Em seguida, o VAR acionou o árbitro da partida duas vezes: uma para recomendar que o pênalti fosse cobrado novamente — um defensor que afastou a bola após a defesa havia invadido a área, outra para expulsão de Ruschel, deixando o Juventude com 10 em campo.
Na segunda cobrança, Valencia não desperdiçou, cobrou firme no canto direito de Gabriel e igualou o marcador: 1 a 1, aos 33 minutos da etapa final.
Com um a mais em campo, o Colorado tentou pressionar o time da Serra na reta final de jogo. Valencia chegou a acertar uma bola no travessão aos 48. Aos 50, Vitão agrediu Gabriel Taliari e também foi para o chuveiro mais cedo.
No fim, depois de mais de 15 minutos de acréscimo, o árbitro encerrou a partida e determinou a classificação do Juventude, que avançou às oitavas de final da Copa do Brasil diante da sua torcida, que fez muita festa pela classificação.
Ainda em busca de um treinador e tendo Roger Machado, técnico do Juventude, como principal alvo para assumir a casamata, o Colorado volta a campo na terça-feira (16), às 21h30, para enfrentar o Rosário Central (ARG), fora de casa, na primeira partida dos playoffs da Copa Sul-Americana.