Na volta de Lucas Leiva, Grêmio passa sufoco, mas vence e assume vice-liderança da Série B

Tricolor bateu a Ponte Preta por 2x1 na Arena na tarde deste sábado

Compartilhe

Diego Souza acertou uma linda meia-bicicleta e fez o primeiro gol da tarde. Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Com todos as atenções voltadas para o retorno de Lucas Leiva, o Grêmio venceu a Ponte Preta por 2×1 e subiu para a segunda colocação da Série B do Brasileirão. Apesar do primeiro tempo avassalador, com dois gols marcados antes da primeira meia-hora de jogo, o Grêmio voltou desligado para a segunda etapa e chegou a ver a Ponte Preta encostar no placar e, por muito pouco, não empatar a partida.

A volta do volante campeão da Série B em 2005 com o clube foi concretizada aos 15 minutos. Com atuação discreta, o jogador levantou os mais de 40 mil gremistas que foram ao estádio.

Cada vez mais firme no G-4 da competição, o Grêmio agora também comemora a vice-liderança da competição. Com as derrotas de Vasco e Bahia, o time de Roger Machado saltou para a segunda colocação, com 36 pontos, nove a menos que o líder Cruzeiro.

O próximo jogo da equipe é pela 21ª rodada da competição, contra o Guarani. A partida será disputada na terça-feira (26), às 18h30, em Campinas.

O jogo

Contrariando as expectativas de quem esperava ver o grande reforço da temporada já como titular desde os primeiros minutos de jogo, o Grêmio iniciou a partida contra a Ponte Preta com Lucas Leiva entre os reservas.

Com a bola rolando, o Tricolor abriu o marcador logo aos nove minutos. Villasanti acertou um lançamento perfeito e encontrou Diego Souza livre dentro da área. O camisa 29 dominou e acertou uma meia bicicleta. Golaço que jogadores e torcida só celebraram após revisão do árbitro de vídeo, que confirmou gol inicialmente anulado pela arbitragem em campo.

Aos 23, novamente Villasanti, um dos melhores do Grêmio na tarde: ele achou Ferreira, que bateu cruzado e acertou a trave. A bola voltou para o meia Campaz fuzilar de perna esquerda e ampliar a vantagem gremista.

O Grêmio manteve a pressão, criando chances para ampliar o marcador ainda no primeiro tempo, mas pecou na hora do arremate.

No segundo tempo, Roger Machado chamou Leiva e Guilherme, outro estreante da tarde, para entrarem na partida. Enquanto conversava com os comandados, o técnico gremista viu Wallisson Luiz subir sozinho e, de cabeça, descontar para a Ponte Preta, aos 13 minutos.

Aparentemente desligado e bastante recuado em campo, o Grêmio viu a Macaca crescer e chegar perto do empate. Gabriel Grando fez pelo menos duas defesas difíceis que evitaram a frustração gremista. Do outro lado, Ferreira e Guilherme também perderam chances claras de ampliar o marcador.

No apito final, vitória, alívio e comemoração gremista, agora vice-líder da Série B.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 2 x 1 Ponte Preta

Brasileirão Série B – 20ª Rodada

Data: sábado, 23 de julho de 2022

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)

Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel (Rodrigues), Bruno Alves, Nicolas; Villasanti, Bitello (Pedro Lucas); Biel (Lucas Leiva), Campaz (Guilherme), Ferreira (Janderson); Diego Souza. Técnico: Roger Machado

PONTE PRETA: Caíque França; Douglas Mendes, Fábio Sanches Tiago Oliveira (Echaporã); Igor Formiga, Felipe Amaral (Fraga), Léo Naldi e Artur (Jean Carlos); Walisson, Nicolas (Fessin) e Leandro Barcia (Da Silva). Técnico: Hélio dos Anjos

Cartões amarelos: Da Silva, Echaporã, Fraga (PON); Ferreira, Bruno Alves (GRE)

Gols: Diego Souza, do Grêmio, aos 9 minutos do primeiro tempo; Campaz, do Grêmio, aos 23 minutos do primeiro tempo; Wallisson, da Ponte Preta, aos 13 minutos do segundo tempo

Público total: 43.687 torcedores

Renda: R$ 1.893.242,0o

Compartilhe

Postagens Relacionadas