O Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Cidirur) do Litoral Norte intermediou uma audiência entre o vice-governador Gabriel Souza e o embaixador do Malawi no Brasil, Levi Nyondo. Na reunião que ocorreu nessa quinta-feira (27), em Porto Alegre, foram tratadas parcerias entre o Rio Grande do Sul e o país africano, especialmente nas áreas de agricultura e turismo.
O Cidirur é formado por sete municípios do Litoral Norte: Torres, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Itati, Três Forquilhas, Mampituba e Dom Pedro de Alcântara. A instituição já tem relações com o país africano, em áreas como tecnologia e parcerias técnicas.
Segundo o prefeito de Morrinhos do Sul e presidente do Cidirur, Marcos Venicios, a entidade busca unir esforços para captação de recursos, visando investimentos na infraestrutura dos municípios e no desenvolvimento de ações e projetos para o crescimento turístico na região.
O vice-governador destacou as semelhanças do clima no Brasil e no Malawi e colocou o governo do Estado à disposição para que avancem as demandas em comum e também a troca de experiências. “Temos muito a colaborar mutuamente em temas como irrigação, agricultura, tecnologia e inovação”, mencionou Gabriel.
O potencial do Rio Grande do Sul para grandes eventos também foi ressaltado na conversa, com destaque para o South Summit Brazil, evento global de inovação, e para duas importantes feiras agropecuárias realizadas no Estado: a Expointer e a Expodireto.
O embaixador do Malawi disse que o Brasil é uma referência em áreas nas quais seu país quer avançar, sobretudo a produção agrícola de grãos, como o arroz e o milho, e de outras culturas, como a soja e o tabaco. “O acordo de cooperação que temos com o Cidirur busca impulsionar nossa agricultura e nosso turismo. A partir deste diálogo com o governo do Estado, esperamos ampliar parcerias técnicas que possam melhorar a produtividade das nossas fazendas agrícolas”, explicou. Ele também colocou a embaixada do seu país à disposição do governo estadual.
“Foi um prazer muito grande receber toda a comitiva do Malawi aqui em nosso Estado, estreitar relações e poder cooperar, de forma mútua, em diversos setores, sobretudo nas questões relacionadas à agricultura e ao agronegócio. Apresentamos todo o nosso potencial produtivo e nos colocamos à disposição para colaborar e, cada vez mais, aprimorar a relação do nosso país com o Malawi”, afirmou o secretário Santini.
Também participaram da reunião os secretários da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além do diretor de Inteligência e Novos Mercados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, e da diplomata de Negócios do Malawi, Roberta Nkhwazi.