Os municípios gaúchos que não fazem parte das regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra Gaúcha poderão regulamentar a reabertura do comércio a partir desta quinta-feira (16). O governador Eduardo Leite informou nesta quarta-feira (15) que a liberação das atividades poderá ser adotada pelas cidades do Estado que estão fora dessas duas áreas, que concentram 70% do casos confirmados de coronavírus.
A regulamentação será feita pelas Prefeituras, conforme a realidade de cada localidade e com base em exigências que devem estar no novo Decreto Estadual, previsto para ser publicado até amanhã. Conforme o governador, as restrições poderão ser revogadas antes do fim do mês caso todos os dados necessários e as respectivas análises sejam concluídos.
“Não sabemos como tudo vai andar. Estamos lidando com algo absolutamente novo, mas queremos andar juntos com a sociedade gaúcha. Não sabemos qual vai ser o comportamento do vírus, mas o comportamento do governo do Estado vai ser sempre o da transparência, da retaguarda devida dos profissionais da saúde e do foco permanente em cuidar das pessoas, antes de mais nada e acima de tudo”, iniciou destacando o governador Eduardo Leite.
Dos 23 municípios do Litoral Norte, 22 poderão flexibilizar as regras. A única é exceção é Santo Antônio da Patrulha que também é considerado integrante da região metropolitana de Porto Alegre.
Osório já tem um novo decreto com as regras para a reabertura do comércio. (Veja abaixo). Mas a maioria da Prefeituras da região aguarda a publicação do Decreto Estadual para avaliar como ocorrerá a reabertura das lojas. Em Torres, por exemplo, as regras vigentes desde o início da pandemia, foram prorrogadas até sexta-feira (17).
O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), o prefeito de Imbé, Pierre Emerim, acredita que cada cidade tomará uma decisão individual. “Nós vamos aguardar a publicação do decreto, por precaução. A decisão deve ficar para cada município porque são realidades distantes”, disse Pierre ao Litoral na Rede.
Em relação a Imbé, o prefeito destacou “as empresas que estão abertas estão seguindo rigorosamente o plano de trabalho sanitário. É um comércio confiável”, afirmou sem antecipar detalhes de como as demais lojas poderão operar.
O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, também informou ao Litoral na Rede que, nesta quinta-feira, a equipe da Prefeitura avaliará o decreto estadual e publicará as novas regras para a retomada de atividades no município.
As Prefeituras de Capão da Canoa, Balneário Pinhal e Cidreira também informaram que novos decretos devem ser elaborados nesta quinta-feira.
Comércio de Osório tem regras definidas para reabrir
A Prefeitura de Osório publicou nesta quarta-feira um decreto com as regras para a reabertura dos estabelecimento comerciais da cidade.
“Fica permitido a abertura dos comércios e serviços ao público, respeitando o limite máximo de atendimento a 02 (dois) clientes por vez, bem como as determinações sanitárias previstas no artigo 5º deste Decreto.
- 1º Os supermercados deverão limitar o número máximo de clientes em atendimento no interior de até 30 pessoas.
- 2º Havendo filas nos supermercados estes estabelecimentos deverão, obedecer as determinações de distanciamento de 02 (dois) metros entre os clientes, bem como e as recomendações de higiene e prevenção das autoridades competentes.
- 3º Ficam os comerciantes responsáveis pela organização de filas externas dos estabelecimentos, devendo respeitar o distanciamento de 02 (dois) metros entre os clientes, com marcação no chão”.
O texto também mantém horários especiais para pessoas que integram os grupos de risco:
“Art. 7º Os estabelecimentos comerciais deverão fixar horários ou setores exclusivos para atender os clientes com idade superior ou igual a 60 anos e aqueles de grupos de risco, conforme autodeclaração, evitando ao máximo a exposição ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus), preferencialmente no primeiro horário de funcionamento da manhã.”