Três supermercados de Imbé foram os alvos, nesta terça-feira (23), da fiscalização dos agentes do Programa Segurança Alimentar RS, comandado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A ofensiva, resultou na apreensão de 5,5 toneladas de alimentos e produtos impróprios para o consumo. Os estabelecimentos foram autuados.
Conforme o MPRS, produtos sem procedência, com a data de validade vencida ou sem validade e armazenados de forma inadequada foram as principais irregularidades encontradas. Alguns produtos, como álcool 92,8° e soda cáustica, de venda proibida em mercados, foram apreendidos de forma cautelar.
A instituição também informou que em torno de 750 kg de produtos, depois de análise das condições, foi doada ao Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR).
O MPRS não informou os nomes e endereços dos locais fiscalizados.
A operação de fiscalização contou com a participação dos promotores de Justiça Mari Oni Santos da Silva, da Promotoria de Justiça de Tramandaí, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Vigilância Sanitária Municipal de Imbé, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON).