A troca frequente de faixa para ultrapassar outros veículos, popularmente conhecida como “costura”, é o comportamento no trânsito que mais incomoda os usuários das rodovias da CCR ViaSul. A conclusão é de uma pesquisa que ouviu cerca de 1 mil condutores que trafegam pelo BR-290 (Freeway), BR-101 e BR-386.
Os principais incômodos são apontados pelos entrevistados foram motorista costurando os outros veículos (31%), motorista dando farol para ultrapassar (30%) e motorista que usa o celular enquanto dirige (28%).
O levantamento foi realizado no segundo semestre de 2023 e os resultados foram divulgados na última semana. A pesquisa ouviu aproximadamente 25 mil motoristas que utilizam 14 rodovias sob concessão do Grupo CCR, que além do RS atua em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Considerando os dados de todos os cinco estados, 65% dos motoristas se irritaram nos últimos 30 dias com algum comportamento no trânsito. O uso do telefone celular ao dirigir é o principal motivo de incômodo nas estradas. Cada um dos entrevistados podia apontar mais de uma conduta que havia o irritado.
Ranking de incômodos
Confira os motivos de irritação dos motoristas após responderem positivamente à pergunta “você se incomodou nos últimos 30 dias com algum comportamento no trânsito?”:
- 30% Motorista mexendo no telefone celular
- 20% Motorista costurando os outros
- 19% Carro andando muito devagar
- 18% Pessoas dirigindo devagar na pista da esquerda
- 17% Carro colado na frente do meu veículo
- 14% Motorista piscando farol alto para ultrapassar
O levantamento também permitiu identificar que homens e mulheres se incomodam por motivos diferentes. Além dos dois primeiros, que são comuns a ambos os gêneros, o comportamento “carro colado na traseira do meu veículo” desagrada o público feminino enquanto “veículo trafegando devagar” aborrece o masculino.
Já entre motoristas de caminhão e veículos de passeio, aqueles que conduzem veículos leves reclamam de quem trafega devagar na faixa da esquerda. Nos pesados, o incômodo é com quem ‘trafega devagar’, independente da faixa em que estejam trafegando.
“O diagnóstico do humor de nossos clientes é uma peça fundamental para a definição e o aprimoramento das iniciativas de sensibilização que o Grupo CCR desenvolve”, analisa Fausto Camilotti, diretor de operações da CCR Rodovias, citando o conjunto de ações especiais e campanhas permanentes de educação, realizadas durante todo o ano.