
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta quarta-feira (30), dois motoristas não habilitados para transporte coletivo conduzindo ônibus. As abordagens ocorreram na BR-101, em Osório, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Um dos veículos realizava uma viagem fretada de Arroio do Sal para Porto Alegre. O outro seguia de Porto Alegre para Florianópolis. Conforme a PRF, os condutores não possuíam o Curso Especializado para o Transporte Coletivo de Passageiros (CETCP), exigido pela legislação para a segurança dos passageiros.
Com a constatação da irregularidade, os veículos foram retidos até que a situação fosse regularizada. A corporação informou que os dois ônibus pertencem a mesma empresa que é proprietária de um coletivo que se envolveu em um acidente com morte no mês passado na Freeway.
No fim da madrugada de 18 de setembro, o ônibus que fazia a linha Florianópolis-Porto Alegre bateu na traseira de um ônibus na BR-290, em Santo Antônio da Patrulha. O motorista do coletivo morreu no local e uma passageira sofreu ferimentos. [Relembre clicando aqui]
A ação desta quarta-feira faz parte da XI Operação Temática de Fiscalização de Transportes de Passageiros (OTEPAS). A PRF informou que continuará com a fiscalização “para garantir que veículos e condutores estejam de acordo com os requisitos de segurança e com a legislação nas rodovias federais do Rio Grande do Sul”.