Morre juíza Laura Ullmann López, da Comarca de Tramandaí

Magistrada foi referência em regularização fundiária no Litoral Norte e no RS

Compartilhe

Juíza Laura Ullmann López. Foto: Igor Flamel / Famurs / Arquivo

A juíza Laura Ullmann López, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Tramandaí, faleceu nesta sexta-feira (10), aos 56 anos de idade. Ela ingressou na magistratura em 1998 e atuava no Litoral Norte desde o fim de 2004.

Um de seus maiores feitos foi a idealização e condução do Projeto Terra – Você é Dono do Seu Imóvel? – REURB. Iniciado nas varas cíveis, na execução fiscal com o projeto “Grandes Devedores”, a iniciativa evoluiu para o Projeto Mortos, Falidos, Incertos e Não Sabidos, transformando-se em uma verdadeira batalha pela regularização de propriedades, auxiliando possuidores e municípios na regularização fundiária e na arrecadação de impostos.

Com base nesse trabalho pioneiro, a Dra. Laura idealizou o Núcleo de Regularização Fundiária Urbana do Tribunal de Justiça do RS, que expandiu o projeto para diversos municípios gaúchos.

Ao longo de sua carreira, Dra. Laura exerceu a diretoria do Fórum de Tramandaí em diversos anos (2006, 2007, 2011, 2012, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024).

Municípios lamentam o falecimento da juíza

As prefeituras de Imbé e Tramandaí emitiram notas de pesar pelo falecimento. Em Tramandaí, será decretado luto oficial.

“Dra. Laura foi uma das magistradas mais atuantes e respeitadas do Rio Grande do Sul, reconhecida por seu compromisso com a justiça social, a regularização fundiária e a defesa dos direitos humanos. Em Tramandaí, deixou uma marca indelével de empatia, competência e amor pelo serviço público, sendo lembrada com carinho por todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, diz manifestação da Prefeitura de Tramandaí.

“Para o Município de Imbé, a atuação da Dra. Laura foi fundamental, auxiliando na regularização do Balneário Riviera e de centenas de imóveis em todos os bairros, garantindo dignidade e segurança jurídica a muitas famílias. Em 2022, recebeu uma placa de agradecimento pela sua efetiva participação no processo de regularização fundiária do Balneário Riviera — homenagem entregue pelo prefeito Ique Vedovato, pelo vice-prefeito Régis Cacetinho e pelo assessor executivo Rodrigo Daniel Pereda. Já em 2025, foi agraciada pelo Legislativo Municipal com a Medalha Imbeense, honraria concedida em razão dos relevantes serviços prestados ao município”, diz manifestação do Poder Executivo de Imbé.

TJRS

O  presidente  do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador Alberto Delgado Neto, manifestou o seu profundo pesar e solidariedade aos familiares, amigos e colegas da magistrada.

“A Juíza Laura foi uma magistrada exemplar,  que  dedicou a sua vida ao Direito e ao bem comum,  fazendo  justiça diretamente junto às comunidades, no atendimento às  pessoas mais necessitadas. Ela sempre fazia o seu trabalho distribuindo sorrisos e transmitindo afeto e generosidade a todos que estavam ao seu lado. Ela auxiliou milhares de pessoas na regularização fundiária, atuando de maneira intensa em prol dos moradores que queriam regularizar a situação de seus imóveis. Ela deixa um legado para todos os  todos os magistrados, de como sempre devemos agir no  atendimento da nossa população”, afirmou o presidente.

Compartilhe

Postagens Relacionadas