Morreu neste sábado (31), aos 95 anos, o teólogo alemão Joseph Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI. A informação foi confirmada pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Ele estava no mosteiro Mater Ecclesiae, sua residência desde 2013, quando renunciou ao posto.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível. A partir da manhã de segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, o corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a despedida dos fiéis”, diz o comunicado.
O estado de saúde de Bento XVI, primeiro papa a abdicar do posto em seis séculos, vinha sendo motivo de preocupação nos últimos dias. O próprio Papa Francisco, seu sucessor, pediu orações ao Papa Emérito no último dia 28 de dezembro, alertando sobre o agravamento das condições de saúde devido ao avanço da idade.
Na ocasião, Francisco afirmou que o ex-pontífice estava “muito doente”, e pediu para que o Senhor o consolasse e o sustentasse “neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.
Informações sobre os ritos fúnebres ainda não foram divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Fé.
O velório está marcado para começar na próxima segunda-feira, dia 02 de janeiro de 2023, na Basílica de São Pedro. Já o funeral deve ocorrer na quinta-feira (5), na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco, informou o Vaticano.