
Alceu de Deus Collares, que fez história como o único governador negro eleito no Rio Grande do Sul, faleceu na madrugada desta terça-feira (24). Ele tinha 97 anos e estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o dia 16 de dezembro, devido ao tratamento de uma pneumonia. A causa da morte foi confirmada como falência múltipla de órgãos.
Nascido em 7 de setembro de 1927, na cidade de Bagé, Collares teve uma trajetória política marcante e pioneira. Além de ser o governador gaúcho entre 1991 e 1995, também ocupou cargos como vereador, deputado federal e prefeito de Porto Alegre.
Durante sua administração no governo estadual, destacou-se pela implementação dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), que ofereciam ensino em tempo integral, somando atividades complementares à educação formal dos alunos.
Collares deixa sua esposa, Neuza Canabarro, dois filhos, Antônio e Adriana, e a enteada Celina. Até o momento, os familiares não divulgaram informações sobre velório e sepultamento.
Leia a nota divulgada pelo hospital:
“HOSPITAL MÃE DE DEUS
Boletim Médico
O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro.
Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda.
Porto Alegre, 24/12/2024.
Dr. Daniel Souto Silveira – Coordenador do Serviço de Cardiologia
Dr. Euler Manenti – Diretor Médico”