Moradores de Torres terão transporte para realizar doação de sangue no Hemocentro RS

Mês de junho é voltado em conscientização para a importância de doar sangue

Compartilhe

Foto; Tuany Lima / Comunicação AESC / Divulgação.

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e Hemocentro do Rio Grande do Sul realizam, até o dia 10 de junho, a pré-triagem para quem deseja doar sangue. De segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h, os doadores poderão entrar em contato via WhatsApp ( 51 98168-9960) para tirar dúvidas e agendar a doação em Porto Alegre.

Segundo o hospital e o hemocentro, a data para a doação será no dia 11 de junho, no próximo sábado. A saída está prevista para às 07h no hospital de Torres (pela entrada do SUS – rua General Osório). Os doadores serão encaminhados para o Hemocentro RS, localizado na avenida Bento Gonçalves, nº 3722, no bairro Partenon, na Capital.

No dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Todo o mês de junho é voltado para ações para incentivar a doação de sangue, conhecido como “Junho Vermelho”.

O Banco de Sangue do Hospital Tramandaí, o único do Litoral Norte, também está recebendo doadores. De acordo com a instituição, os interessados devem comparecer ao hospital de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 12h30min e das 14h às 16h30min.

Confira o que é preciso para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos. Os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg com desconto de vestimentas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Quais são os impedimentos temporários?

  • Gripe ou febre;
  • Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
  • Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
  • Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses;
  • Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);
  • Herpes labial.

Compartilhe

Postagens Relacionadas