Moradores de pelo menos duas cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul presenciaram chuva de granizo na tarde desta terça-feira (22). O fenômeno foi registrado em fotos e vídeos por volta das 13h em Cidreira e Palmares do Sul.
Arlei Corrêa registrou o granizo no bairro Costa do Sol, em Cidreira, e cedeu as imagens ao portal Litoral na Rede. O leitor relatou que as pedras de gelo caíram por aproximadamente 8 minutos. Elas eram pequenas e não causaram danos.
A reportagem do portal entrou em contato com o Pelotão de Bombeiro Militar do município. A corporação confirmou o fenômeno e informou que não recebeu nenhum chamado ou relato de prejuízos nos municípios do entorno atendidos pela unidade.
Um outro vídeo, gravado em Bacopari, no município de Palmares do Sul, também mostra a chuva de granizo no início da tarde, igualmente com pedras pequenas.
Calor e alerta de temporais
As cidades do Litoral Norte tiveram uma terça-feira com temperaturas bastante elevadas para esta época do ano e sensação de abafamento. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Tramandaí e Torres marcaram máximas de 24,4ºC e 25,3ºC, respectivamente, durante a tarde.
No segunda-feira (21), a meteorologista Ludmila Pochmann já havia informado aos leitores do Litoral na Rede que a semana seria marcada por instabilidade a partir da terça, com risco de temporais.
Os mais recentes avisos do Inmet que abrangem o Litoral Norte são amarelos, que classificam “perigo potencial”. Um deles, que vale para toda as cidades da região, vigora a até as 21h desta terça. O outro, que vale até as 10h de quarta-feira (23), não inclui os municípios costeiros mais próximos à divisa com Santa Catarina, compreendendo a faixa de Tavares a Capão da Canoa.
Ambos apontam para risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo.
Veja também:
Vídeo: veja sequência de raios em Imbé
Litoral Norte volta a enfrentar falta de luz em diversos pontos