Moradora de Tramandaí e representante do CTG Estância da Serra de Osório é a 1ª Prenda do RS

Isabella Nunes conquistou a faixa na Ciranda Cultural de Prendas

Compartilhe

Isabella Nunes, do CTG Estância da Serra de Osório, é a 1ª Prenda do RS. Foto: Arquivo pessoal

A 1ª Prenda Adulta do Rio Grande do Sul é Isabella Nunes, moradora de Tramandaí e integrante do CTG Estância da Serra, de Osório. Ela recebeu a faixa no início da madrugada deste domingo (21), no encerramento da 53ª Ciranda Cultural de Prendas, realizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre.

Isabella representou a 23ª Região Tradicionalista, e superou outras 22 candidatas. Com 19 anos, era a segunda mais jovem do grupo. Durante três dias, as prendas passaram por provas teóricas e artísticas, com declamação, música, dança, canto e apresentação oral.

A conquista termina com um jejum de 35 anos, período em que o Litoral Norte não elegia a 1ª Prenda Adulta do RS. A última vez foi em 1989. Na categoria Juvenil, Isabella foi a 1ª Prenda do Estado entre 2019 e 2021. Antes, ela foi a 3ª Mirim em 2016.

A trajetória da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2024/2025 começou cedo, quando ela ainda era criança. A estudante contou à reportagem do portal Litoral na Rede que já foi “Bonequinha” e também carregou as faixas de Mirim, Juvenil e Adulta do CTG Estância da Serra e da 23ª Região Tradicionalista.

“Essa preparação vem de uma formação, vem da minha construção enquanto pessoa. Estar na escola, entre aprender sobre a geografia do meu estado, sobre a geografia do Brasil, a história do Brasil, entender as questões políticas, tudo isso me fez crescer, acompanhou o meu crescimento. Essa preparação não vem de agora, ela vem literalmente desde dos meus quatro anos”, disse a tradicionalista.

Isabella Nunes foi eleita 1ª Prenda do RS durante evento do MTG, em Porto Alegre. Foto: Arquivo pessoal

A 1ª Prenda do Rio Grande do Sul integra as invernadas artísticas do CTG Estância da Serra e também atua na área de marketing da entidade tradicionalista. Isabella trabalha no Centro de Atendimento Preventivo ao Educando (Cape) da Secretaria de Educação de Tramandaí e é estudante do curso de Licenciatura em História.

Paralelo a todas essas atividades e, a partir de agora, com as atribuições de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, pretende seguir em busca de mais um sonho: ingressar na faculdade de Medicina. E garante que não falta disposição para encarar mais essa maratona.

“Graças a Deus, eu tenho uma família que me apoia muito. A base de tudo é a organização, é assim que eu vou fazer. Eu nunca fui uma pessoa que fiquei muito parada, eu sou meio ligada no 220. Então tudo acontece ao mesmo tempo”, revelou Isabella.

Por fim, a jovem comemorou a maior valorização da área artística pelas entidades da 23ª Região Tradicionalista. Em 2023, a invernada adulta do PTG Bocal de Prata, de Osório, foi vice-campeã na principal categoria do Encontro de Artes e Tradição (Enart), resultado inédito para o Litoral Norte em quase três décadas.

“As pessoas estão vendo a importância na parte artística, na parte cultural e, com certeza, é muito bom ver que o litoral está voltando a ter esse tipo de representatividade junto do Movimento Tradicionalista Gaúcho”, disse a 1ª Prenda.

Veja as prendas escolhidas para 2024/2025

Adulta
1ª Prenda: Isabella Nunes da Silva, CTG Estância da Serra, 23ª RT, cidade de Osório
2ª Prenda: Julia Calvi da Silva, CTG Sangue Nativo, 22ª RT, cidade de Parobé
3ª Prenda: Edilene Martins Magalhães, CTG Galpão Da Boa Vontade, 17ª RT, Ccdade de Palmeira das Missões

Juvenil
1ª Prenda: Laís Boff Seitz, DTG Polivalente, 2ª RT, Cidade de São Jerônimo
2ª Prenda: Manuella Tabaczinski Portela, CTG Sentinela da Querência, 19ª RT, cidade de Erechim
3ª Prenda: Amanda Bissani Tonial, CTG Rincão da Roça Reúna, 11ª RT, cidade de Veranópolis

Mirim
1ª Prenda: Raiany de Freitas, CTG Missioneiro dos Pampas, 20ª RT, cidade de Três Passos
2ª Prenda: Cecília Feil Schmidt, DTG Polivalente, 2ª RT, cidade de São Jerônimo
3ª Prenda: Victória Luiza Copatti Lauermann, CTG Doze Braças, 29ª RT, cidade de Sananduva

Compartilhe

Postagens Relacionadas