
Um morador de Porto Alegre, cujo nome não foi divulgado, registrou uma reclamação incomum no Procon após pagar pela versão premium do Tinder – plataforma online de relacionamentos – por quatro anos sem sucesso em marcar um encontro. O caso inusitado veio a público nesta segunda-feira (04).
Em seu relato, o usuário afirmou que se sentiu prejudicado, já que esperava obter algum retorno com o uso do recurso pago. O Procon acionou o Tinder para prestar esclarecimentos, mas a plataforma ainda está no prazo para responder.
De acordo com Rafael Gonçalves, diretor do órgão de defesa do consumidor, a resposta do Tinder provavelmente se limitará a explicar o funcionamento do impulsionamento de perfil. A plataforma, no entanto, não promete ou intermedia o sucesso nas interações pessoais, limitando-se a fornecer um espaço onde usuários podem conhecer outras pessoas.
Segundo o diretor do Procon da capital, o consumidor fez a reclamação em tom de desabafo, relatando sua frustração ao investir no recurso de “booster” da plataforma de encontros, acreditando que o serviço aumentaria suas chances de conexões.
Ainda segundo o Procon, esta não é a primeira vez que consumidores de Porto Alegre apresentam queixas relacionadas ao Tinder, embora, até o momento, nenhuma tenha sido por falta de encontros. “O que o Tinder oferece é uma ferramenta para interações, mas o sucesso dessas interações depende de muitos fatores pessoais e alheios ao controle da empresa,” ressaltou o diretor.