Um bólido, meteoro de alta magnitude, explodiu sobre o mar, na noite dessa terça-feira (31), em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O registro foi feito por uma das câmeras do Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, no Vale do Paranhana.
A queda do meteoro ocorreu às 22h58. De acordo com Carlos Fernando Jung, diretor do observatório, ele ingressou na atmofesra terrestre a uma altitude de 100,9 Km e explodiu sobre o oceano a uma altitude de 62,1 Km. A duração foi de 1,46 segundos e a magnitude de -9.
Quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele tem sua superfície aquecida devido ao atrito e a outros processos térmicos. Como consequência, a rocha fica incandescente e, em sua passagem, forma um “rastro” brilhante. Os bólidos nada mais são do que um meteoro muito brilhante.
Conforme Jung, o meteoro que se extinguiu sobre o Litoral Norte, possivelmente, esteja associado à Chuva de Meteoros Tau Herculídeas, ainda em atividade. Ela está associada a detritos do cometa SW3.
Na madrugada de terça-feira, câmeras do Observatório Heller & Jung registraram cerca de 100 meteoros por hora. Um deles com duração de quase 10 segundos.
No Litoral Norte, o fotógrafo e caçador de tempestades Gabriel Zaparolli registrou, também na última madrugada do mês de maior, quedas de meteoro no interior de Torres. A observatório mantido pelo profissional na cidade também capturou explosões da Chuva Tau Herculídeas.
Veja as a galeria de fotos