Entre o trânsito turbulento da principal avenida de Imbé e a beira-mar com espaço disputado por banhistas, uma opção que entrega beleza e capricho em trabalhos manuais que nascem do talento de dezenas de profissionais.
A Casa do Artesanato, localizada no balneário Mariluz, reúne trabalhos que utilizam matérias-primas como conchas, tecidos, linhas, barbantes, madeira e pedrarias, entre outros. O local também conta com um sebo, espaço onde os profissionais comercializam livros, revistas e discos de vinil.
Inaugurado em 2019 pela prefeitura, substituindo um antigo galpão de madeira, o espaço é utilizado atualmente por 18 artesãos que participam da Associação de Artesanato de Mariluz (Artiluz), entidade que administra o local.
Em conversa com o Litoral na Rede, a artesã Tajaína Santos, que preside a Artiluz, celebrou a retomada das atividades após um longo período em que o espaço ficou mais tempo fechado do que aberto em função da pandemia da Covid-19. Apesar do movimento ainda aquém do esperado, há sinais de retomada e esperança de dias melhores para o comércio das produções artesanais. “O movimento tem sido bem fraco, infelizmente, mas vem melhorando com o tempo. Já notamos alguma diferença [em relação ao ano passado]. Temos esperança de melhorar a partir desse ano”, relata Tajaína.
O local abre diariamente, das 17h às 22h. “Às vezes ultrapassamos este horário, principalmente nos finais de semana, dependendo do movimento”, complementa a presidente da Artiluz. Após o Carnaval, no entanto, a tradicional redução do movimento fará com que o espaço estará fechado em alguns dias. “Nós reabriremos em feriados e outras datas com projeção de bom movimento, principalmente para realização de feiras e diversas oficinas que oferecemos à comunidade durante o ano”, finaliza ela.
A Casa do Artesanato fica localizada no canteiro central da Avenida Mariluz, entre a Avenida Paraguassú e a beira-mar.