Menino que se afogou em piscina tem alta do hospital e encontra policiais que o salvaram

Acidente aconteceu em Capão da Canoa; PMs reanimaram a criança de dois anos de idade

Compartilhe

Policiais encontraram menino que salvaram após afogamento em Capão Novo. Foto: Sd Morch / Brigada Militar

A ação de dois policiais militares evitou uma tragédia na piscina de uma pousada, neste verão, na praia de Capão Novo, em Capão da Canoa. Um menino, de dois anos de idade, caiu na água e foi encontrado pelos pais, minutos depois, já desacordado. Após 12 dias hospitalizado, o garoto teve alta e encontrou com os PMs que o salvaram.

O afogamento aconteceu na tarde de 13 de fevereiro. Desesperados, os pais ligaram para o telefone de emergência 190 e uma equipe da Brigada Militar, que atuava no reforço da Operação Golfinho, foi imediatamente para o local.

“Encontramos os pais, juntos ao menino, e de pronto, pegamos a criança e levamos para uma calçada para iniciar as manobras de salvamento, onde por fim logramos êxito”, recordou o soldado Mees, que atua no 17º BPM, na cidade de Gravataí, e realizou o salvamento junto com o soldado Marques, do 33º BPM, da cidade de Sapucaia do Sul.

Os policiais chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhou o garoto para o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. O menino Joaquim Lucas Batista estava em estado grave e foi transferido para o Hospital Universitário, em Canoas, na Grande Porto Alegre. O quadro evoluiu bem e a criança teve alta no último sábado (25). No mesmo dia, na saída do hospital, ele e os pais se encontraram com os militares que o salvaram.

“Nós viemos agradecer aqui o apoio da Brigada Militar pelo resgate do nosso menino Joaquim Lucas, que foi vítima de um afogamento, em Capão Novo, onde graças ao soldado Mees e ao soldado Marques, que deram a vida pra ele de volta. Foram as pessoas essenciais, enviadas por Deus. É só gratidão, gratidão, muito obrigado”, disse o pai, Blaian Batista, em depoimento à equipe de Comunicação Social da BM.

O reencontro com a família, que mora em Bagé, foi marcado por emoção. “Hoje eu tive o prazer de ver a família aqui, de ver aquela criança sorrindo, brincando. Alegria nos rostos dos pais, o que antes era um desespero. E isso graças a um bom trabalho da Brigada Militar”, disse o soldado Mees.

Tenente-coronel Noé, com os solados Mees e Marques, e o capitão Giboski. Foto: Sd Eline

Nessa segunda-feira (27), os soldados Marques e Mees foram homenageados pelo 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT). O comandante da unidade tenente-coronel Noé Jesus da Costa e o subcomandante, capitão Juliano Giboski, parabenizaram os policiais pela atuação da ocorrência.

Veja o vídeo do encontro dos policiais, o menino e a família

Compartilhe

Postagens Relacionadas