
O pneumologista Carlos Villanova fez um desabafo após a morte de um paciente, de 37 anos, contaminado pelo coronavírus que não havia tomado a vacina contra a Covid-19. O homem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tramandaí.
Em um vídeo publicado no seu perfil no Instagram, na tarde deste sábado (23), logo após receber a informação da morte do doente, o médico apelou para que as pessoas que ainda não se vacinaram busquem a proteção.
“Acabo de receber uma notícia que me deixou indignado: a morte de um paciente de 37 anos em uma de nossas UTIs aqui no Litoral Norte. Indignado por quê ? Porque avaliei este paciente pela manhã, vi a gravidade do quadro, pneumonia extensa, uma série de outras comorbidades juntas, e o que mais me chamou a atenção: o paciente não havia sido vacinado”, disse.
Villanova contou, na mesma publicação, que os familiares do homem que faleceu informaram que ele optou por não tomar a vacina. “Os familiares me contaram que ele se negou a fazer a vacina, não quis fazer a vacina após ouvir pseudo-colegas meus falando contra a vacina”.
O pneumologista, que atua na linha de frente da Covid-19, criticou aqueles que fazem manifestações contrárias à vacinação.
“Eu estou indignado com isso, indignado contra gestores públicos que pregam contra a vacina, indignado contra pseudo-médicos que falam contra a vacina. Esse pessoal não entende nada de medicina, não sabe o que é a vida, não sabe o que é a dor de um familiar e a dor de um médico que acompanha esses pacientes e fica sem ação pra salvá-los numa hora tão grave como essa”, lamentou.
Por fim, o profissional fez um apelo para que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19, busquem receber as doses.
“Você que escuta esses gestores, esses pseudo-médicos, não preste atenção a eles. A vacina salva vidas, já salvou milhões de pessoas no mundo todo, não só da Covid, do sarampo, da coqueluche, da tuberculose, da poliomielite, da meningite. Parem de falar contra as vacinas, vocês estão matando. Gestores públicos e médicos que falam contra as vacinas são genocidas”, afirmou Vilanova.
Ao Litoral na Rede, o médico informou que cerca de 70% dos pacientes com Covid-19 que estavam internados na manhã deste sábado na UTI do Hospital Tramandaí eram pessoas não vacinadas.
Vacinação no Litoral Norte
Até essa sexta-feira (22), 82% da população do Litoral Norte tinham recebido ao menos uma dose de uma das vacinas contra a Covid-19. E 61% estavam com o clico vacinal completo, com duas doses ou vacina de dose única. Os dados são da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
O último boletim da CRS, divulgado na noite de sexta-feira, apontava que a região acumulava, desde o início da pandemia, 60.907 casos e 1.469 óbitos por Covid-19. Além disso, havia 1.552 pacientes com a doença ativa e 51 internados.
Assista o desabafo do médico
View this post on Instagram
Uma publicação compartilhada por Dr. Carlos Villanova (@drcarlosvillanova)