
O uso de máscaras já é obrigatório nas empresas e prédios públicos da maioria das cidades do Litoral Norte para prevenir a propagação do novo coronavírus. Em alguns municípios, como Tramandaí, Imbé e Arroio do Sal o uso será obrigatório para todos. Essa medida já vale em outras cidades, como Osório, Santo Antônio da Patrulha e Três Forquilhas.
Mas e médica epidemiologista e reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Pellanda, alerta que “a máscara não é um passaporte para sair pra rua”. Segundo ela, esta proteção é um complemento às medidas de higiene, como lavar as mãos e usar álcool em gel, e à recomendação de manter o distanciamento social.
“A máscara não é substituto de ficar em casa. É uma coisa adicional, para somar às medidas de contenção. Se as pessoas tiverem uma falsa sensação de segurança com a máscara, vai piorar em vez de melhorar. Tem que continuar seguindo a recomendação de ficar em casa, se possível. A máscara é para quem precisa sair, pra quem precisa trabalhar, pra quem precisa ir à farmácia ou ao supermercado”, disse a reitora da UFCSPA ao Litoral na Rede.
Segundo ela, o uso por toda a população pode auxiliar no combate à propagação do novo coronavírus. “Se todo mundo usar, o benefício fica bem grande, diminui bastante o risco de espalhar o vírus”, afirmou.
A média epidemiologista destaca ainda a importância do uso correto das máscaras. “É mal usada quando a gente coloca a mão na máscara o tempo todo, quando usa com o nariz pra fora. O objetivo é não tocar no rosto. Se a pessoa ficar ajeitando a máscara toda hora ou deixar pendurada na orelha, não funciona”, disse ao lembrar que a colocação e a retirada da máscara deve ser feita pelo elástico.
Uso obrigatório de máscara no Litoral Norte
Em Tramandaí, a Prefeitura informou que partir desta sexta-feira (1°) será obrigatório o uso de máscaras, lenços ou proteção higienizada de tecido para boca e nariz em todo o município. Em Imbé, o uso passa a ser obrigatório em todos os espaço públicos do município a partir desta quinta-feira (30).
Em Osório, a medida já está em vigor desde a última segunda-feira (27). Em Santo Antônio da Patrulha, o uso é obrigatório desde 17 de abril. Em Torres, as máscaras são exigidas em estabelecimentos comerciais e prédios públicos e recomendadas para toda a população.
Em Balneário Pinhal, a proteção também é obrigatória em todos os estabelecimentos. Em Terra de Areia, o uso é recomendado até o dia 03 de maio e passará a ser obrigatório a partir de 04 de maio.
A Prefeitura de Arroio do Sal informou que o uso obrigatório no município passa a valer a partir desta sexta-feira (1º). Já Prefeitura de Capão da Canoa não estabeleceu obrigatoriedade, mas recomenda à população que utilize a proteção.
Em Três Cachoeiras as máscaras também são obrigatórias. Em Três Forquilhas, as empresas devem disponibilizá-las a todos os funcionários.
Veja as orientações do Ministério da Saúde
- Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
- A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
- Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
- Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
- Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
- Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;
- Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.










