A Operação Verão do 5º Distrito Naval identificou irregularidades em 597 embarcações no período de 22 de dezembro de 2017 a 19 de fevereiro de 2018 no Litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O balanço, divulgado nesta semana, aponta ainda que 100 embarcações foram apreendidas por falta de condições de segurança.
Nessa temporada, o militares da Marinha do Brasil realizaram 6.598 inspeções em barcos, lanchas, motos aquáticas e outros nos dois estados do Sul do Brasil. Nos casos de irregularidades, foram emitidas notificações que podem ser revertidas em multas.
Para garantir um verão mais seguro nas águas, os agentes da Autoridade Marítima brasileira realizaram fiscalização da habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material como coletes e boias, extintores de incêndio, luzes de navegação, capacidade de lotação e o estado da embarcação.
Além disso, foram utilizados etilômetros, tendo em vista ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. A Operação Verão 2017/2018 teve ainda ações educativas em clubes náuticos, marina e colônias de pescadores. , Militares realizaram palestras e distribuíram panfletos para orientar sobre as normas de segurança.
Mesmo após o verão, as inspeções navais continuam sendo realizadas. A Marinha do Brasil orienta a população a procurar a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima em caso de risco para a segurança da navegação, à vida das pessoas ou poluição das águas.
É possível consultar as unidades pelo internet, nos sites www.mar.mil.br e www.dpc.mar.mil.br ou ligar para o telefone 185.