A Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) resgataram um tripulante de um barco pesqueiro no Litoral Norte do Estado. Por volta das 21h deste domingo (05), a Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí recebeu pedido de socorro da embarcação, que estava a mais de 70 quilômetros da costa, na altura do município de Mostardas.
O militares tiveram relato de que um dos tripulantes havia sofrido um acidente de trabalho, quebrou um dos braços e teve um ferimento grave na nuca, provocando bastante sangramento. A Marinha do Brasil orientou que o barco de aproximasse de Tramandaí para o resgate do homem ferido.
A Agência pediu apoio ao Pelotão de Bombeiro Militar de Tramandaí e da embarcação Renor, da Transpetro, que seguiu para alto-mar para encontrar com 0 pesqueiro e realizar o resgate. A bordo do barco utilizado para o salvamento estavam quatro integrantes da equipe da Transpetro, três militares da Marinha e dois bombeiros.
Durante o deslocamento das duas embarcações, os bombeiros repassaram aos tripulantes do pesqueiro orientações de primeiros socorros à vítima, garantido que os próprios colegas de trabalho pudessem adotar medidas para estancar o sangramento.
O resgate do homem machucado aconteceu já no início da madrugada desta segunda-feira (06), pouco antes da 1h, a cerca de 9 quilômetros da costa de Tramandaí. Aproximadamente 30 minutos depois, a embarcação da Transpetro atracou em Imbé, trazendo a vítima.
O comandante da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí, capitão-tenente Erick de Freitas Limp, informou que o pescador estava em estado estável, foi atendido, inicialmente, na ambulância e, depois, encaminhado para o Hospital Tramandaí.
O pesqueiro em que ocorreu o acidente é o Stella Maris II, de Itajaí, em Santa Catarina, e estava retornando para a sua base, navegando para Norte. Segundo o oficial da Marinha, o relato é de que o homem estava retirando a âncora quando a corrente arrebentou e o atingiu. “Abriremos um inquérito e as causas serão apuradas”, informou.
Após o resgate, o barco, com o restante da tripulação, seguiu viagem para o estado vizinho. O nome do pescador ferido não foi divulgado.