Moradores e veranistas que caminham na faixa de areia nas proximidades da guarita 201, em Balneário Pinhal, ficam impressionados e preocupados com manchas escuras sob a areia. A aposentada, Lilian Griebeler que reside no município relatou que ela observou desde o carnaval as manchas. “Percebi que algumas pessoas não viam e escorregavam. Peguei na mão e é viscosa e se desmancha. Parecem pedras”, explicou.
O comandante do Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar no Litoral Norte, capitão João César Verde Selva, explicou ao Litoral na Rede que no momento não dá pra afirmar o que são as manchas, mas salientou que a mancha não parece e não tem cheiro de óleo. “Nós já realizamos algumas diligências e fizemos contato com a emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para uma análise técnica” detalhou Selva.
A área foi sinalizada pelos bombeiros para orientar os moradores e veranistas. “Não é óleo. É escorregadio e parece um limo, ou algas. Não sabemos o que é. Sinalizamos o local e iremos aguardar a análise da Fepam e do Ceclimar” afirmou o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), tenente-coronel Cláudio Morais Soares Júnior.