A participação nacional no Programa Mais Médicos foi ampliada e cerca de 1.400 novos intercambistas brasileiros entraram em exercício nesta segunda-feira (09). No Estado, 153 profissionais foram distribuídos para atuar em 93 municípios, destes apenas quatro foram designados para na Região, em três cidades. Os médicos fazem parte dos brasileiros que aderiram ao último edital do projeto e atuarão na atenção básica.
Dos quatro médicos, dois estão em Capão da Canoa, um em Maquiné e o outro em Osório. Segundo o Ministério da Saúde, com esse reforço, somando também aqueles com diplomas do país, já são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. No estado do Rio Grande do Sul, 1.138 médicos já atuam pelo Mais Médicos.
Veja a relação completa das cidades que receberão ao menos um profissional: Alegrete, Alvorada, Amaral Ferrador, Antônio Prado, Arvorezinha, Bagé, Barros Cassal, Bento Gonçalves, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bossoroca, Brochier, Butiá, Cachoeirinha, Cacique Doble, Camaquã, Campina das Missões, Campo Bom, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Cipó, Caxias do Sul, Cerro Branco, Cerro Grande do Sul, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cristal, Cristal do Sul, Dilermando de Aguiar, Dom Pedrito, Doutor Maurício Cardoso, Eldorado do Sul, Erval Grande, Flores da Cunha, Fontoura Xavier, General Câmara, Gramado Xavier, Gravataí, Guabiju, Guaíba, Ibirubá, Igrejinha, Itapuca, Itaqui, Itatiba do Sul, Lagoa Vermelha, Lagoão, Lavras do Sul, Machadinho, Manoel Viana, Maquiné, Monte Alegre dos Campos, Muçum, Nova Santa Rita, Novo Cabrais, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Passo do Sobrado, Pedro Osório, Pelotas, Pinhal da Serra, Pinheiro Machado, Porto Alegre, Redentora, Rio Grande, Rio Pardo, Roca Sales, Ronda Alta, Sagrada Família, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Cristo, São Gabriel, São Jerônimo, São João da Urtiga, São Martinho da Serra, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Selbach, Sentinela do Sul, Tapes, Taquara, Taquari, Três Coroas, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria, Viamão e Vicente Dutra.
Programa: O que é?
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.
Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% são intercambistas estrangeiros. As demais vagas serão abertas para reposição.
Desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde está abrindo oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a OPAS. Foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros. A expectativa é realizar quatro mil substituições em três anos, tornando a iniciativa mais autossuficiente. Até o momento, mais de 1.000 postos foram substituídos por brasileiros.