
A 35ª edição da Cavalgada do Mar começa na manhã deste sábado (23) em Dunas Altas, Distrito de Palmares do Sul. Até o dia 02 de março, data prevista para a chegada em Torres, os cavalarianos percorrerão mais de 280 quilômetros pela beira da praia e cruzarão o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
De acordo com os organizadores são esperadas aproximadamente 4 mil pessoas na cavalgada e nas atividades e cerca de mil cavalos. O número de animais é o dobro da edição do ano passado. O médico veterinário Henrique Noronha, responsável técnico do evento, explicou que ele e outros quatro profissionais estarão acompanhado os equinos ao logo de todo o trajeto. “Todos os animais têm guia de transporte e estão em ótimas condições” afirmou.
Desde quinta-feira (21), cavalarianos começaram a chegar em Dunas Altas, onde foi montado um acampamento. Nesta sexta-feira (22), são realizadas as inscrições e inspeções nos animais que participarão da cavalgada.
“Tem muita gente participando pela primeira vez: pessoal de Bento Gonçalves, de Soledade, de Santa Cruz do Sul, de Erechim, de todo o Estado”, afirmou Henrique. Também está confirmada a presença de cavalarianos de Santa Catarina e de São Paulo.
Segundo o presidente do Instituto Cultural Cavalgada do Mar, Luiz Eduardo Amaro Pellizer, a atividade está no Livro dos Recordes (Guinness Book) como o maior evento festivo do homem a cavalo do mundo. “Isso representa a valorização do cavaleiro gaúcho e o culto às nossas tradições”, destaca.






Veja a programação da 35ª Cavalgada do Mar
23/02 Dunas a Balneário Pinhal
24/02 Balneário Pinhal a Cidreira
25/02 Cidreira a Tramandaí
26/02 Tramandaí a Imbé
27/02 Imbé (Veja a programação abaixo)
28/02 Imbé a Capão
01/03 Capão a Arroio do sal
02/03 Arroio do Sal a Torres
Atividades serão realizadas em Imbé
Os cavalarianos que participarão da 35ª Cavalgada do Mar ficarão em Imbé, no Parque Municipal de Eventos, de 26 a 28 de fevereiro. Conforme o secretário municipal de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio, Uiraçu Pinto, haverá uma grande programação ao longo da estadia dos participantes. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
A chegada à cidade está prevista para a manhã de terça-feira (26). Às 17h haverá a Cavalgada do Mar em Poesia, que tem como tema Paixão Cortes. Às 20h, acontece a tradicional confraternização do Piquete Comando, com a participação de autoridades. Às 21h haverá show com Rafa Batista e Banda e também apresentação de Maicon Borges e Banda.
Na quarta-feira (27) das 9h às 12h haverá oficina veterinária. A prova de chasque será às 10h30. A tarde ocorre a prova do capataz (14h30), seguida da vaca parada, às 17h. Fechando a programação, às 21h acontecem os shows e baile com Grupo Farra e Explosão Vanera. Na manhã da quinta-feira (28) os cavalarianos saem de Imbé com destino a Capão da Canoa.