
Pelo menos 163.995 doses das vacinas contra o coronavírus já foram aplicadas nos 23 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Dessas, 120.644 foram destinadas à primeira injeção, o que significa que aproximadamente 30% da população estimada da região já receberam pelo menos uma dose da CoronaVac e da Astrazeneca.
Os dados constam no vacinômetro da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), mas podem ter diferença da realidade devido à demora no processo de repasse das informações pelos municípios. Isso quer dizer que, provavelmente, o número de vacinas aplicadas já seria maior do que o apontando no levantamento.
Em relação à segunda dose, já foram aplicadas 43.351. Considerando este número, aproximadamente 10% dos habitantes do Litoral Norte já estão com a imunização completa, com as duas aplicações.
A expectativa é que nesta semana a quantidade de pessoas com duas doses aumente, com a chegada de mais vacinas CoronaVac, nesta terça-feira (18). Milhares de moradores da região já passaram do prazo de 28 dias para receber a segunda injeção do imunizante produzido pelo Instituto Butantan porque houve atraso na vinda de matéria-prima da China e, por consequência, na produção.
A região recebeu, até agora, 130.789 doses para a primeira injeção, sendo que 92% já foram aplicadas. Outras 59.490 são para a segunda dose e 73% já foram aplicadas.
Municípios
Entre os seis maiores municípios do Litoral Norte, Imbé foi o que tem o maior percentual da população vacinada com pelo menos uma dose (37%). Em Torres, 35% dos habitantes receberam a primeira injeção. Em Tramandaí, o percentual é de 31% e em Osório está 29%. Capão da Canoa e Santo Antônio da Patrulha registram 26% da população com aos menos uma dose da vacina.
Leia também: Covid-19: Litoral Norte tem mais cinco óbitos e 169 novos casos
Leia mais notícias do Litoral Norte.
Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.