Agentes da Vigilância Sanitária e Ambiental de Osório encontraram, nesta semana, mais 12 focos do Aedes aegypti em dois bairros da cidade. Os locais de proliferação do mosquito ficam em residências nas imediações das ruas 7 de setembro e Pinheiro Machado, nos limite dos bairros Glória e Sulbrasileiro. A suspeita é que tenham origem em uma oficina de máquinas de lavar onde já havia sido encontrado foco em janeiro deste ano.
Os depósitos encontrados, nos dias 28 e 29 de março, foram lona plástica, vaso, pneu, bromélia, balde, bebedouro de animais, talo da folha de palmeira, lixo e máquina de lavar roupa. A ESF Glória está mobilizada para informar e mobilizar a população de seu bairro para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
No posto de saúde central, que atende o bairro Sulbrasileiro, agentes da equipe de Combate à Endemias realizaram, nesta quinta-feira (30) um mutirão de conscientização e explicaram às pessoas sobre a importância de eliminar os focos do inseto. A Prefeitura de Osório pede atenção redobrada da população.
Veja as orientações:
– Gestantes dos bairros infetados devem redobrar a atenção e usar sempre repelentes;
– É de extrema importância que os cidadãos ao encontrar mosquito encaminhem para a Vigilância Sanitária e Ambiental, amostras de mosquitos adultos para identificação;
– Permita o acesso do agente de combate a endemias e do agente comunitário de saúde;
– Dedique 10 minutos do seu dia para eliminar possíveis focos. Não deixe expostos à chuva os depósitos que já haviam sido retirados pelos agentes;
– Vede caixas de gordura, fossas e caixas d’água;
– Limpe as calhas e as piscinas.