O maior evento de salvamento aquático, o XXI Sobrasa Rescue, está sendo realizado em Torres desde essa quinta-feira (17). Os bombeiros e guarda-vidas participam das provas de velocidade e salvamento, em mar e piscina, nas categorias individual e em equipe, que vai até o próximo domingo (20).
Segundo o comandante do Pelotão de Bombeiro Militar de Terra de Areia, tenente Fabrício de Freitas Oliveira, são cerca de 300 participantes. Entre eles, estão bombeiros militares e guarda-vidas civis da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba e Alagoas, além de três delegações da Argentina.
“Acho que amanhã [dia 19] vai ficar ainda melhor. Serão as provas de piscina”, afirmou Oliveira. Indagado sobre a expectativa de participantes, ele disse que “esse ano, devido a volta das atividades presenciais, tem alguns estados ainda que estão se adaptando. O Rio Grande do Sul é o [estado] mais distante dos estados do norte e nordeste, dificultando o deslocamento do pessoal… mesmo assim, foi um número bem expressivo”.
É possível acompanhar as provas de mar (aquathlon, salvamento com tubo de resgate, salvamento com pranchão e corrida à nadadeira) e de piscina (50m carregando o manequim, 100m carregando o manequim, fazendo o uso de nadadeiras, 4x25m carregando o manequim e 4x50m Medley). É organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em parceria com a Prefeitura de Torres.
De acordo com a Sobrasa, haverá a premiação de troféus e medalhas aos participantes. O evento tem o objetivo de melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e, principalmente, a redução do número de afogamentos no Brasil e na América do Sul.