“Lua de sangue”: eclipse total da Lua poderá ser visto no fim de semana

Fenômeno pôde ser visualizado pela última vez em 2019 e ocorrerá entre domingo e segunda-feira

Compartilhe

Eclipse lunar de 27 de setembro de 2015. Foto: Nasa / Rami Daud

Entre o fim da noite de domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16) todo o Brasil poderá observar o primeiro e único eclipse total da Lua de 2022, conforme informações do Observatório Nacional. É preciso, no entanto, torcer para que as condições climáticas sejam favoráveis. O fenômeno será visível em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

O eclipse total ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra em um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Este é um belo fenômeno para ser observado. Afinal, no eclipse lunar total o satélite natural da terra fica com a coloração avermelhada, é a chamada “Lua de Sangue”.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller & e Jung, de Taquara,  o início ocorre às 22:32h de domingo e a sombra será visível já às 23:28h. “A Lua estará dentro da sombra da Terra às 00:29h de segunda-feira. A duração vai até às 01:54h. O eclipse máximo será às 1:11h com a percepção de uma cor laranja da Lua. A última visualização da sombra será às 2:55h, e a saída da penumbra às 03:51h”, detalhou.

O último eclipse lunar total aconteceu em 21 de janeiro de 2019 e foi registrado pelo observatório do Rio Grande do Sul.

Eclipse lunar de 2019. Foto: Observatório Heller & Jung

A tecnologista sênior do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento, explica que quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. No caso da penumbra, a sombra recebe luz de alguns pontos da fonte luminosa. Já a umbra é uma sombra que não recebe luz nenhuma da fonte luminosa.

“Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e quando entra totalmente na umbra temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial”, destacou Josina.

“Esse eclipse da Lua é triplo-total para os brasileiros: é eclipse total, totalmente visível em todo o Brasil. É totalmente visível porque a Lua estará acima do horizonte (e alta no céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e penumbral. O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029. Vamos torcer para que o tempo fique bom e que possamos assistir esse fenômeno maravilhoso”, completou Josina.

O Observatório Nacional transmitirá o eclipse ao vivo pelos telescópios de seus parceiros do projeto “O Céu em sua Casa: observação remota”.  A partir das 23h15 (Hora Legal de Brasília) será iniciada a transmissão ao vivo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas