
O Memorial do Rio Grande do Sul sediou, nesta quarta-feira (08), o lançamento do livro “50 Textos do Cinquentenário do 20 de Novembro”, que fala sobre o Dia da Consciência Negra. Os textos foram selecionados em todo Estado através de concurso aberto em 2021 para residentes gaúchos maiores de 16 anos.
Entre os autores, seis são do Litoral Norte: Jorge Amaro (Mostardas); Cristina Maria de Oliveira, Rita Castanheira e Francisca Dias (Osório); Maximiliano da Rosa (Imbé); e Simone Nascimento (Balneário Pinhal).
A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, participou do evento. A iniciativa integra um conjunto de ações que a Secretaria da Cultura (Sedac) vem implementando desde 2019 com o compromisso de trabalhar, de forma permanente, por mais diversidade, representatividade e inclusão no meio cultural.
Ao todo, o livro é composto por 50 produções dos 50 autores selecionados pelo concurso. Nesse cenário, para assinalar os 50 anos do 20 de Novembro, o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars) inaugurou a exposição “Palmares não é só um, são milhares”, que permaneceu aberta à visitação pública, de novembro do ano passado a junho deste ano, registrando um público de cerca de 15 mil pessoas.