
O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul a partir da região da Fronteira, e a instabilidade deve se espalhar por todo o Estado ainda durante a tarde e noite deste sábado (20). O Litoral Norte também será afetado, mas com intensidade menor do que outras regiões gaúchas, conforme alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela Defesa Civil estadual.
O meteorologista Daniel Caetano, do portal Litoral na Rede, aponta que a nebulosidade associada à passagem da frente fria deve intensificar nas próximas horas, causando chuva ainda neste sábado, com acumulado de até 20 mm.
Segundo o meteorologista, a chuva mais intensa deve ocorrer na madrugada e manhã de domingo (21), quando o tempo também terá previsão de vento forte, com rajadas de até 80 km/h em alguns pontos da região. “A previsão para a ocorrência de tempestades muito intensas é remota e de maneira isolada. Então, a gente não espera que tenhamos grandes áreas com temporais intensos, mas sim alguns localizados”, projetou Daniel.
Por outro lado, o meteorologista indica que os acumulados de chuva serão expressivos no período de 48 horas, que se estende até segunda-feira (22): “Devemos ter acumulados próximos de 70 milímetros para a região Litoral”.
Alertas do Inmet que incluem o Litoral Norte
Sábado (20/09)
- Tempestade: Amarelo (perigo potencial)
- Vigência: até às 23h59min
- Riscos Potenciais: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Domingo (21/09)
- Tempestade: Laranja (perigo)
- Vigência: de 0h a 23h59min de 21/09
- Riscos Potenciais: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Rio Grande do Sul
Apesar de contemplarem todo o Rio Grande do Sul, os alertas do Inmet e da Defesa Civil apontam para riscos maiores na metade sul do estado, especialmente na região da Fronteira Oeste e até na região Central.










