Cento e vinte e oito pessoas foram resgatadas pelos salva-vidas, neste domingo, no Litoral Norte Gaúcho. O 37º dia da Operação Golfinho superou o recorde anterior desta temporada, que foi no Ano Novo, com 123 salvamentos. Segundo o comando do Corpo de Bombeiros, apesar da grande demanda, não houve registro de casos fatais no dia mais movimentado do verão.
O comandante dos Salva-vidas, tenente-coronel Luis Marcelo Maya, salientou que as condições do mar e do tempo atraem mais banhistas. “O mar está limpo, o tempo está bom e não há vento. Isso faz com que as pessoas entrem mais na água”, salientou. Por outro lado, o oficial do Corpo de Bombeiros Militar alerta que o mar esconde riscos como as correntes de retorno (repuxo) e buracos. “As pessoas devem estar atentas à sinalização colocada pelos salva-vidas, com a bandeira preta, nos locais de risco. Em poucos horas, pode haver mudança da condição do mar em determinado ponto”, enfatizou o comandante.
Em Tramandaí, a internauta do Litoral na Rede, Márcia Cabañero registrou diversos salvamentos durante a tarde deste domingo na beira da praia. Em um deles, o banhista resistiu a orientação dos salva-vidas de sair de um local de risco e teve que ser tirado a força do mar. De acordo com o tenente-coronel Maya, são frequentes os casos em que as equipes precisam insistir para que as pessoas busquem um local mais seguro. “Além de colocar a sua própria vida em risco, quem tem esta atitude tira os salva-vidas dos pontos de observação enquanto outra pessoa pode estar precisando de ajuda.