
O Litoral Norte do Rio Grande do Sul teve 41,8% de isolamento social na semana entre domingo, 19 de julho, e o último sábado, 25 de julho. Com isso, a região atingiu o terceiro maior índice de todo o Estado, ficando atrás apenas das regiões de Pelotas (44,1%) e Porto Alegre (42,8%).
Os resultados do estudo desenvolvido pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 foi apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise nesta segunda-feira (27). O levantamento é realizado a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco.
Ainda em relação ao Litoral Norte, o estudo aponta que o isolamento em dias úteis (de segunda sexta) foi de 39,4%. No fim de semana, o índice foi maior, chegou a 47,6%.
Os índices da região são menores que os da segunda semana deste mês, por exemplo. No período de 6 a 12 de julho, a taxa de isolamento foi de 45,8% (43,3% em dias úteis e 52,1% no fim de semana).
Leia também: Litoral Norte tem média de 74 diagnósticos de coronavírus por dia
Rio Grande do Sul
Depois de figurar no topo do ranking entre os estados com o maior índice de isolamento social do país, o Rio Grande do Sul fechou a última semana numa posição preocupante, justamente no momento de maior avanço dos casos de Covid-19. Mesmo ainda acima da média nacional, o índice de gaúchos que buscaram evitar as aglomerações ficou em 41,4% no período entre os dias 19 e 25 deste mês, mais de três pontos percentuais abaixo do monitoramento anterior (44,5%).
O clima mais ameno na semana passada é um dos fatores que pode explicar o relaxamento em termos de isolamento. Em alguns dias, inclusive, o índice ficou aquém da média do país, medida para o período como um todo em 40,3%.
Como funciona o cálculo do índice de isolamento
A empresa Inloco calcula uma taxa de isolamento a partir de dados coletados de usuários por aplicativos parceiros. Possuem informações de 60 milhões de dispositivos em todo Brasil, com aproximadamente 1,5 milhão no RS.
O espaço é dividido em polígonos de 450 metros de raio. A taxa de isolamento mede, do total de aparelhos que estavam no polígono durante a noite, quantos não mudaram de polígono ao longo do dia. É uma área grande, que não pega uma parte das saídas das residências, principalmente em cidades pequenas, onde a distância média dos deslocamentos é menor.
Também não estão sendo consideradas as condições desses deslocamentos. As pessoas podem estar saindo de casa a pé, de carro ou de ônibus; mantendo ou não distância de outras pessoas na rua; com ou sem máscara; etc. Portanto, a medida de isolamento a partir dos dados de localização de aparelhos telefônicos mostra apenas um dos aspectos do distanciamento.