Entre os 62 candidatos a prefeito nos 23 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, há apenas seis mulheres, o que representa menos de 10%. Mas em uma cidade da região já há a certeza de que uma mulher será a futura prefeita. Em Itati, a disputa é 100% feminina.
A atual vice-prefeita da cidade, Jussara Maria Torres Bobsin Dicksen, tem como adversária Madalena Trisch Rapack. Jussara, 60 anos, é professora e concorre pela coligação “Um novo caminho de união” (PDT-MDB). Madalena, 44 anos, é servidora pública e concorre pela “Coligação com o povo” (PP-PL).
Além delas, há mulheres candidatas à prefeita em outros municípios do Litoral Norte: Mampituba, Palmares do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
Em Palmares do Sul, a servidora pública e vereadora Vania Moares (MDB-PRD-PL) tem três homens como adversários: Ernesto Ortiz (Podemos – Federação PSDB e Cidadania), Filipe Lang (Federação PT/PC do B/PV – União Brasil, PSB e Avante) e Régis da Netpal (PP-Republicanos-PDT).
Em Três Cachoeiras, a professora e vereadora Fabiana Raupp Valim Leffa (Republicanos/PP) disputa a eleição à prefeitura com o agrônomo Zé Paulo (MDB).
Em Três Forquilhas, a atual prefeita Loraci Klippel Melo Germann, conhecida como Lola (PP), concorre à reeleição. Também são candidatos a prefeito do município Bruno Engel Justin (Federação PT/PC do B/PV) e Jarbas Jacoby Brehm (MDB).
Em Mampituba, a atual vice-prefeita Marta Aguiar do Santos (MDB – Republicanos) disputa a preferência dos eleitores com ex-vereador Beto Roldão (PP – Federação PSDB/Cidadania).
Além da prefeita de Três Forquilhas, que concorre à reeleição, em 2020 apenas uma outra mulher foi eleita para comandar uma prefeitura no Litoral Norte. Marcia Tedesco conclui em dezembro o seu segundo mandato em Balneário Pinhal.