
Mais 10 leitos de UTI foram abertos no Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, nesta quarta-feira (13). O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, participaram do ato. Com esse reforço, o Litoral Norte passa a contar com 62 leitos de terapia intensiva, sendo 61 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o governo do Estado, com esses novos leitos, a ampliação de vagas de UTI na região chega a 135%, desde o início da pandemia. O Hospital de Osório já tinha outras 10 vagas criadas em abril deste ano, também destinados ao tratamento de pacientes graves com a covid-19.
As prefeituras do Litoral Norte, por meio da Associação dos Municípios (Amlinorte), repassaram aproximadamente R$ 1 milhão para a instituição ampliar a oferta de leitos de UTI. Inicialmente, o governo do Estado garantirá o custeio das novas vagas.
“Seguimos empenhado em garantir atenção aos municípios tanto na questão da alta complexidade, com novos leitos de UTI SUS, quanto na prevenção à Covid-19 por meio distanciamento, que ainda é fundamental para que possamos reduzir o nível de contágio e a demanda hospitalar. Até que o Ministério da Saúde faça a habilitação desses leitos, o Estado vai garantir os recursos necessários para o funcionamento das novas UTIs”, destacou o governador.
“Direcionamos especial atenção a este hospital, em Osório, pois sabemos da carência de leitos na região. Somamos, hoje, mais 10 leitos de UTI, que vão qualificar o atendimento não só aos moradores da cidade, mas a todo o Litoral Norte. Agradecemos pelo esforço e pela dedicação conjunta de diretores, prefeitos e profissionais da saúde neste momento delicado”, disse a secretária Arita.

A partir desta quinta-feira (14), a nova estrutura passará a integrar a central de regulação da Secretaria Estadual da Saúde. No fim da tarde desta quarta-feira, o mapa de leitos da Secretaria, dos 52 leitos de terapia intensiva já existentes, antes desse reforço, na região, 48 estavam ocupados (92,3%).
Em mais da metade dos leitos de UTI ocupados na região os pacientes foram diagnosticados com covid-19: são 25 pessoas, o que representa 52,1%. Há outros quatro casos suspeitos e 19 pacientes que tratam outras doenças.
Como fica a distribuição de leitos de UTI na região
Hospital Tramandaí – 21 leitos SUS
Hospital São Vicente de Paulo (Osório) – 20 leitos SUS
Hospital Santa Luzia ( Capão da Canoa) – 10 leitos SUS e 1 leito privado
Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Torres) – 10 leitos SUS