Os dois melhores grupos mirins de danças tradicionais do Rio Grande do Sul, em 2024, são do Litoral Norte. O CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha, conquistou o primeiro lugar, e o CTG Estância de Serra, de Osório, ficou em segundo, no Festival Estadual Tradicionalista Mirim (FestMirim).
O evento, realizado Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, em Santa Maria, terminou no último fim de semana. Os grandes campeões da principal categoria de danças tradicionais foram recebidos com festa na noite de segunda-feira (09) em Santo Antônio da Patrulha.
Além de melhor invernada mirim, o Patrulha do Rio Grande conquistou o prêmio na categoria “Danças Gaúchas de Salão”, com os dançarinos Alisson da Costa Fernandes e Manuella Reinheimer dos Santos Silva.
Já o grupo mirim do CTG Estância da Serra garantiu, além do segundo lugar nas danças tradicionais, o prêmio de 3ª melhor coreografia de saída.
FestMirim
O FestMirim é um dos maiores eventos tradicionalistas do Estado. Em 2024, contou com a participação de 151 entidades tradicionalistas do RS, com quase 5 mil crianças inscritas. O foco é na tradição e arte gaúcha para crianças e adolescentes de até 13 anos.
O evento contempla as modalidades de danças tradicionais, danças gaúchas de salão, chula, declamação, intérprete solista vocal, gaita ponto, gaita tecla e violão.
Veja também
Invernada do PTG Bocal de Prata se mantém entre as cinco melhores do RS