
O Litoral Norte é a região com maior taxa de ocupação de leitos de UTI do Rio Grande do Sul: 85,7%. A informação consta, na noite desta quinta-feira (07), no mapa digital de leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A maioria dos pacientes internados em leitos de terapia intensiva, no entanto, não é de casos confirmados ou suspeitos do novo coronavírus.
Conforme consulta realizada pelo Litoral na Rede aos dados da SES, às 21h, apontavam que dos 35 leitos de UTI em funcionamento nos hospitais do Litoral Norte, 30 estavam ocupados. Desses, dois por pacientes com diagnóstico de Covid-19 e cinco por pessoas com suspeita da doença causada pelo novo coronavírus. Os demais 23 pacientes internados em UTI têm outras enfermidades.
O Litoral Norte conta ainda com 126 leitos, que não são de UTI, destinados a pacientes com a Covid-19. Desses, apenas cinco estavam sendo utilizados nessa quinta-feira, o que representa 4% do total.
A região conta com 68 respiradores. Dos 35 em UTIs, 20 estavam sendo utilizados. O levantamento leva em conta informações de hospitais localizados em Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul e Mostardas.
Em todo o Rio Grande do Sul, a taxa média de ocupação de leitos de terapia intensiva era de 71,7%. O Estado conta com 1.722 leitos de UTI e 3.253 respiradores.
O mapa de leitos é atualizado em tempo real pela Secretaria Estadual da Saúde e está disponível desde essa quarta-feira (06). O serviço é aberto a toda a população e pode ser acessado no endereço: https://covid.saude.rs.gov.br/