A 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) estima que sejam necessárias aproximadamente mais 10 mil doses para contemplar toda a população adulta do Litoral Norte do Rio Grande do Sul com a primeira aplicação da vacina contra a Covid-19. O cálculo já leva em conta a nova remessa de imunizantes (veja abaixo) que chega à região nesta terça-feira (24).
O governo do Estado tem como estimativa ter todo a população gaúcha imunizada com a primeira dose até está quarta-feira (25). Na região, apenas quatro cidade ainda não iniciaram a aplicação para todas as idades entre os adultos.
Em Osório, por exemplo, a vacinação é para quem tem 20 anos ou mais. Segundo levantamento da 18ª CRS, em Capivari do Sul e Mampituba a primeira dose é para pessoas a partir dos 21 anos. Já em Três Forquilhas, a faixa etária é dos 22 anos. Xangri-Lá ampliou para 18 anos nesta terça-feira (24).
Nova remessa
O Litoral Norte está recebendo nesta terça-feira mais 11.763 doses de vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. Mas a maior parte desta remessa é para segunda aplicação. Para as primeiras doses, são apenas 1.818, sendo 726 e 1.092 da Pfizer.
Vacinômetro
Até essa segunda-feira (23), a região contabilizava a aplicação de 419.705 doses de vacinas contra a Covid-19. O boletim da 18ª CRS aponta que 69% de toda a população da região já receberam pelo menos uma dose. Com duas doses ou vacina de aplicação única são 36% dos habitantes do Litoral Norte.
Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.