
Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cidreira, Imbé, Osório, Torres, Tramandaí e Xangri-Lá são os oito municípios da região que integram o projeto estadual de coleta voluntária de vidro para a reciclagem. Ao todo, 45 Contêineres – Pontos de Entrega Voluntária (PEV), foram instalados em pontos estratégicos nestas cidades.
Mas, conforme o governo do Estado estes contêineres serão retirados em março, com o fim da Operação Verão. Chamado Vidro Vira Vidro, o projeto foi criado pelas empresas Verallia e Massfix e conta com a participação do Grupo Recicla.
Em Cidreira, conforme a prefeitura, desde o início do ano, contêineres estão distribuídos em pontos estratégicos para que a população possa realizar o descarte de forma regular e consciente em defesa do meio ambiente. Os pontos de coletas se localizam na praça José Berger (Concha Acústica) e no calçadão João Rios.
Conforme as empresas responsáveis pelo projeto, 75% dos vidros consumidos no Brasil tem como destino os aterros sanitários após o descarte, prejudicando o descarte adequado e a reciclagem do material.
Para saber onde estão os pontos de coleta, a população pode entrar em contato com as prefeituras, responsáveis pela distribuição dos contêineres.