O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de acumulado de chuva para o Rio Grande do Sul. Dois deles incluem o Litoral Norte. As regiões costeiras gaúcha e catarinense estão na área de um aviso meteorológico vermelho, de grande perigo.
O alerta vermelho vale a partir das 18h desta terça-feira (19) e se estende até as 12h de quarta-feira (20). “Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, aponta o Inmet.
Na área do aviso estão 17 dos 23 municípios do Litoral Norte: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.
O alerta também é válido para a região dos Aparados da Serra e na faixa litorânea de Santa Catarina, desde a divisa com o RS até Florianópolis e Região Metropolitana.
Um segundo aviso laranja, de perigo, indica para risco de chuvas intensas. Está valendo desde 9h desta terça e se estende até as 12h de quarta. Ele abrange uma área maior do Rio Grande do Sul – também incluindo o Litoral Norte – e de Santa Catarina. [veja o mapa abaixo]
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, indica o Inmet.
Já o terceiro aviso, também de chuvas intensas, é amarelo, de perigo potencial. Ele vale até as 10h de quarta para uma área mais ao sul do Estado, que incluiu as cidades de Mostardas e Tavares. [veja o mapa abaixo]
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, aponta o alerta.
Com a previsão de chuvas com grandes volumes acumulados, nessa segunda-feira (18), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta hidrológico, de cor laranja, para risco de inundação nas bacias do Litoral Norte, Mampituba e Tramandaí. O aviso é válido até quinta-feira (21). Saiba mais, clique aqui.
No último domingo (17) a meteorologista Ludmila Pochmann antecipou que a frente fria vai provocar chuva no Litoral Norte. Os maiores volumes devem ocorrer entre a noite de terça até o fim da manhã de quarta-feira (20). A instabilidade pode durar até o dia 24 de novembro. Confira os detalhes da Previsão do Tempo para os próximos dias, clique aqui.