Litoral Norte: descartados todos os casos suspeitos de coronavírus na região

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa

O boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (09) pela Secretaria Estadual da Saúde aponta que o Litoral Norte do Rio Grande do Sul não tem nenhum caso suspeito de coronavírus. A região chegou a ter cinco pacientes em investigação.

Na última sexta-feira (06), o boletim informava que haviam sido descartados dois casos em Cidreira e um de Palmares do Sul.  Com a atualização, também deixam de ser considerados suspeitos de infecção pelo novo coronavírus um terceiro paciente em Cidreira e outro em Três Cachoeiras.

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) fechou até esta segunda-feira (09) os diagnósticos como negativo dos primeiros 86 casos suspeitos para infecção pelo novo coronavírus. O número representa todos os exames feitos desde sexta-feira (6) no Estado, quando o serviço da Secretaria da Saúde (SES) passou a fazer a análise.

Nenhum caso foi confirmado no Rio Grande do Sul. Os exames irão agora passar por um segundo teste para os outros sete tipos de vírus respiratórios mais comuns no país, como os influenza A e B, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório.

A investigação no Lacen começou a ser feita após a chegada de insumos específicos para a identificação do novo coronavírus entregues pelo Ministério da Saúde. O material é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é para onde a Secretaria da Saúde (SES) enviava as amostras com as suspeitas da infecção.

Com isso, será possível reduzir o tempo para obter os resultados, já que esse tempo poderia chegar a até 8 dias e agora é possível ter a resposta em 48 horas. Nenhuma amostra do Rio Grande do Sul segue em investigação na Fiocruz. Todos os atuais suspeitos estão no Lacen em Porto Alegre.

Brasil

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil se manteve o mesmo nesta segunda-feira (9/3), de acordo com as informações repassadas pelos estados até 12h. Segundo o Ministério da Saúde, são 25 casos confirmados da doença, sendo 4 por transmissão local e 21 casos importados. Atualmente, são monitorados 930 casos suspeitos e outros 685 já foram descartados. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Dos 25 casos confirmados de coronavírus no país, 16 estão em São Paulo, 3 no Rio de Janeiro, 2 na Bahia, 01 em Alagoas, 01 no Espírito Santo, 01 em Minas Gerais e 01 no Distrito Federal.

Após o fechamento do balanço pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Janeiro confirmou mais cinco casos da doença, elevado para 30 o número de confirmados no país.

Compartilhe

Postagens Relacionadas