
Quinze municípios do Litoral Norte devem definir nos próximos dias para onde serão levadas 5.500 toneladas de lixo produzidas por mês, em função do fim das atividades do Aterro Sanitário de Tramandaí, determinada por órgãos ambientais. Um edital para a destinação final dos resíduos sólidos foi aberto para contratar uma empresa especializada em realizar o serviço. O pregão presencial para registro de preço está previsto para a próxima quarta-feira (11).
O edital lançado pelo Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) prevê a instalação de duas estações de transbordo de resíduos, a no máximo 30 quilômetros de distância das sedes dos municípios de Tramandaí e de Torres. Desses locais, o lixo deve ser encaminhado a área adequada, a ser apresentada pelas empresas concorrentes. O aterro sanitário deve ser devidamente licenciado.
Com a mudança, caberá a cada Prefeitura efetuar apenas seus processos internos de coleta e transporte dos resíduos até a área de transbordo mais próxima. Participam da licitação os municípios de Caraá, Imbé, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Tramandaí, Arroio do Sal, Terra de Areia, Capivari do Sul, Mostardas, Balneário Pinhal, Cidreira, Morrinhos do Sul e Torres.
Conforme a Amlinorte, outras prefeituras poderão aderir ao sistema de destinação do lixo no prazo de um ano. Segundo o Presidente do Consórcio Público, Luiz Evaldt Steffen, prefeito de Morrinhos do Sul, “com o lançamento desse edital, os municípios poderão aderir a ata de registro de preço para destinar seus resíduos a um aterro sanitário devidamente licenciado, com a segurança ambiental e jurídica necessária”.