Os prefeitos do Litoral Norte definiram nessa sexta-feira (21) as ações que serão realizadas nos 23 municípios para frear o avanço do coronavírus. Ao todo, foram elencadas sete estratégias. Na quinta-feira (19), o Gabinete de Crise do governo do Estado emitiu “Alerta” para a região com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento.
Com o “Alerta” emitido os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) se reuniram e elaboraram o Plano de Ação para o controle no enfrentamento a Covid-19. O documento foi encaminhado para o governo que deverá o analisar, conforme previsto nas regras do Sistema 3As de Monitoramento.
Entre as principais ações elencadas no documento consta o cancelamento de todos os eventos públicos organizados pelos municípios, além da promessa de reforçar a fiscalização em ambientes fechados, com foco na conscientização da população sobre o uso de máscara (veja no fim da matéria as sete ações que foram encaminhadas ao governo).
Caberá ao Gabinete de Crise aprovar ou não a proposta. De acordo com as regras do Sistema 3As de Monitoramento, se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.
Desabafo
No documento da Amlinorte os prefeitos chamaram a atenção do estado e afirmaram que “a população regional, desde o início da pandemia, sofreu um acréscimo de no mínimo 50% por conta da migração de famílias e trabalhadores em tele trabalho, sendo essa proporção multiplicada em quatro vezes na temporada de verão”. A estimativa da associação é de que a população fixa seja de aproximadamente 700 mil pessoas.
Os prefeitos reclamaram da redução de leitos de UTI Covid na região. “Houve uma expressiva redução no número de leitos de UTI Covid na região, a partir do final do ano de 2021, onde contamos atualmente com 59 leitos em quatro hospitais, o que impacta significativamente nos cálculos dos percentuais de ocupação computados pelo GT Saúde do Comitê de Dados Estadual, lembrando que registramos um aumento populacional expressivo no momento atual”, afirmaram no documento.
Veja abaixo as ações encaminhadas pela Amlinorte ao governo do Estado
1 – Cancelamento imediato dos eventos públicos organizados pelos municípios;
2 – Reforço na comunicação através das mídias sociais e imprensa;
3 – Ações de conscientização da população, para evitar a concentração de pessoas e a IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL, como medida protetiva das vidas, dos empregos e economia local.
4 – Forte fiscalização sobre o uso de máscaras em estabelecimentos fechados;
4a -A fiscalização deverá ser coordenada tecnicamente pela Vigilância Sanitária local e realizar registro sistemático das ações com foco na identificação e correção de eventuais irregularidades, bem como atuar na orientação permanente à população e aos responsáveis pelas atividades sociais e econômicas;
4b -As Secretárias Municipais de Saúde manterão seus planos diários de trabalho, visando apoiar as ações de Fiscalização com base em planejamento de risco sanitário e risco de transmissibilidade da doença em cada local e estabelecimento;
5 – LIVES com profissionais da Saúde orientando sobre os cuidados e prevenção do Covid 19 e variante Ômicron;
6 – Solicitação de mais estrutura para o Litoral Norte em Saúde e Segurança, para apoio nas medidas de cotenção e comunicação, levando em consideração o aumento populacional gerado pela alta temporada do Verão 2022;
7 – Os Municípios disponibilizarão um canal de comunicação para que a comunidade denuncie flagrantes de descumprimento das medidas sanitárias, que acabam prejudicando o conjunto das pessoas.
Alerta
Além do Litoral Norte, outras 11 regiões que receberam o “Alerta”: Santa Maria, Uruguaiana, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul e Lajeado.