Litoral deve ter guarda-vidas de novembro a abril

Compartilhe

Foto: Karine Viana / Palácio Piratini

No último Verão a Operação do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte terminou em fevereiro, mas com a movimentação nas praias nos meses de março e até mesmo abril. Sem a presença dos guarda-vidas, mortes por afogamento foram registradas. Tudo indica que este problema será resolvido já na próxima temporada, com a ampliação para seis meses do período de contrato dos guarda-vidas civis.

Um projeto de lei aprovado, nesta terça-feira (22), pela Assembleia Legislativa autoriza o governo do Estado a contratar até 800 guarda-vidas civis em caráter temporário por até quatro anos. O período de trabalho passa a ser de seis meses, com início em novembro e encerramento em abril. A proposta foi aprovada por unanimidade e ainda precisa ser sancionada pelo governador.

De acordo com a proposta, a responsabilidade pela seleção, treinamento, emprego operacional, acompanhamento e dispensa dos guarda-vidas civis temporários será do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A idade exigida para os profissionais ficou estabelecida entre 18 e 55 anos.  Os salários são de R$ 2 mil com acréscimo de 100% devido à atividade de risco de vida.

O governo do Estado justificou ao apresentar o projeto de lei que “a inclusão de guarda-vidas civis temporários amenizará a retirada de militares das localidades onde prestam serviço durante o transcorrer do ano, para serem empregados nos balneários durante o veraneio, o que causa déficit considerável na manutenção da segurança pública dessas respectivas comunidades”.

O Poder Executivo salientou ainda que “com o aumento de número de contratados, bem como pela extensão do prazo das atividades de salvamentos em balneários, haverá um significativo aumento na segurança dos veranistas”.

Sem a presença dos guarda-vidas, casos de afogamento foram registradas, veja abaixo

Sábado registra quatro vítimas de afogamento no Litoral Norte

Vítima de afogamento não resiste e morre em Arroio do Sal 

Bombeiros salvam a vida de homem que se afogava em Torres

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas