Líder de grupo criminoso investigado por extorquir empresários é preso em Osório

Do Litoral Norte, bandido comandava quadrilha em Uruguaiana envolvida também no tráfico de drogas e homicídios

Compartilhe

Operação “Lei e Ordem” foi deflagrada em Uruguaiana e Osório. Foto: Polícia Civil

O líder de um grupo criminoso que atuava na região da Fronteira com a Argentina comandava a quadrilha a partir de Osório, no Litoral Norte. O bandido está entre os 26 presos em operação deflagrada, nesta terça-feira (26), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana.

O delegado Nilson de Carvalho, que coordenou a investigação, informou à reportagem do portal Litoral na Rede, que o líder do grupo foi capturado em Osorio. Segundo ele, o criminoso é natural de Uruguaiana, mas há alguns anos residia na cidade do Litoral Norte, onde seguia comandando a prática de crimes no município da Fronteira Oeste.

Carvalho também detalhou que, em Osório, além de mandado de prisão, os policiais cumpriram duas ordens judiciais de busca e apreensão. Essas ações resultaram na apreensão de R$ 13 mil em espécie. O delegado relatou que o preso no Litoral Norte possui antecedentes por tráfico, associação para o tráfico e roubo.

Investigação

A operação “Lei e Ordem” é resultado de sete meses de investigação. De acordo com a Polícia Civil, o grupo comandava pelo menos 40 pontos de venda de drogas em Uruguaiana e está ligado a homicídios e extorsões contra empresários do município. Em alguns casos, as vítimas tiveram veículos e estabelecimentos incendiados.

Além disso, os criminosos realizavam o envio de entorpecentes para o interior da Penitenciária de Uruguaiana, escondidos em potes de comida enviados aos detentos. A investigação apurou que eles contrataram uma cozinheira para preparar as refeições e inserir drogas nos alimentos. O grupo também arremessava entorpecentes, celulares e carregadores para o interior do estabelecimento prisional.

Ao todo, a operação envolveu o cumprimento de 65 ordens judiciais, incluindo 29 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão, em 20 bairros e na Penitenciária de Uruguaiana e em Osório. O trabalho mobilizou 168 agentes de segurança pública.

Compartilhe

Postagens Relacionadas