O deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Luciano Silveira (MDB) encaminharam um ofício solicitando ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a liberação da pesca do camarão na Bacia do Rio Tramandaí. Cabe ao ministério do governo federal autorizar o início da temporada.
Os parlamentares apontam que a lentidão da liberação da pesca do camarão está deixando mais de duas mil famílias aflitas, preocupadas e revoltadas. Sem autorização, a pesca da espécie é considerada ilegal.
Nesta semana, por exemplo, um homem foi detido por policiais militares na Ponte do Camarão, em Tramandaí. Quatro quilos do crustáceo foram apreendidos.
No ofício, os parlamentares reiteram que a atividade é essencial para o sustento da classe. Eles pedem pela priorização da análise e uma decisão célere.
“Estamos falando de pequenos pescadores que, infelizmente, não têm para onde correr. Já não bastasse o atraso no pagamento do seguro defeso, ainda por cima são impedidos de trabalhar e tirar sua renda, mesmo com todos os indicativos de que a safra já está muito bem desenvolvida”, afirmo Alceu Moreira.
O parlamentar também alerta para o risco de perda do pescado em decorrência da indefinição, já que o camarão-rosa não costuma permanecer por longos períodos após atingir a maturação. Estima-se que cerca de duas mil famílias vivem da atividade na região.
“Temos tratado desse assunto com muita serenidade, atendendo aos pedidos dos prefeitos de Tramandaí e de Imbé. É uma atividade que contribui para a sustentabilidade da Bacia e promove a dignidade de muitas pessoas. Estamos confiantes de que, muito em breve, teremos um desfecho positivo”, disse Luciano Silveira.
O prefeito de Tramandaí, Juarez Marques, relatou que entende a angústia dos pescadores. “Reforçamos nosso compromisso em buscar soluções para que essa liberação aconteça o quanto antes. Seguimos atentos e cobrando agilidade das autoridades responsáveis”, prometeu.