Lei Lucas: bombeiros capacitam professores de Três Cachoeiras

Aproximadamente 250 profissionais da educação do município participaram de treinamento em primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros Militar

Compartilhe

Bombeiros militares apresentaram técnicas de primeiros socorros a professores de Três Cachoeiras. Foto: CBMRS

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) realizou uma palestra para capacitação de professores em primeiros socorros nesta sexta-feira (25), em Três Cachoeiras. Mais de 250 educadores e servidores de escolas do município participaram da atividade, relacionada à Lei Lucas.

Os soldados Espíndola e Bruna, do Pelotão de Bombeiros de Terra de Areia, apresentaram técnicas de primeiros socorros durante a atividade na Escola Felipe Schaeffer. Entre elas, estão o manejo adequado de crise epilética, manobra de Heimlich para desengasgo e atendimento inicial de fraturas, luxações e entorses.

O comandante dos bombeiros de Terra de Areia, tenente Fabrício Oliveira, salientou que os dois militares que atuaram na capacitação são altamente qualificados, com habilidade de oratória e formação na área.

O oficial destacou a importância de levar esse conhecimento aos profissionais da educação. “Com esse atendimento imediato, aumentam significativamente as chances de um desfecho positivo, até porque a gente sabe que, entre o acionamento e o deslocamento do Corpo de Bombeiros, acabam se perdendo minutos preciosos”, afirmou o tenente.

Além do atendimento a ocorrências de incêndio, acidentes e resgate, o CBMRS também atua na área de prevenção, que inclui atividades junto às comunidades, como a realizada em Três Cachoeiras. As instituições interessadas podem contatar o quartel da corporação mais próximo para verificar a disponibilidade.

“É um campo de atuação estratégico para a nossa corporação, para estarmos mais próximos da comunidade, fazendo com que a gente multiplique o conhecimento — que não será usado apenas nas escolas ou ambientes escolares. Inclusive, as técnicas que foram passadas podem ser aplicadas em casa ou em qualquer outro local em que a pessoa esteja”, finalizou o tenente Fabrício.

Professores e servidores do escolas de Três Cachoeiras acompanharam a capacitação. Foto: CBM

Lei Lucas

A Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais de instituições de educação infantil e ensino básico, tanto públicas quanto privadas. Essa lei pretende preparar professores e funcionários para agir em situações de emergência com crianças, garantindo um ambiente escolar mais seguro.

O objetivo é que, diante de acidentes, haja profissionais capacitados para prestar os primeiros socorros enquanto o atendimento médico não chega. A legislação foi motivada pela morte do menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, em 2017. Ele se engasgou ao comer um cachorro-quente durante uma excursão escolar em Cordeirópolis, no interior de São Paulo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas