A elevação dos níveis da Lagoa dos Patos segue aumentando e a água, infelizmente, já está atingindo residências próximas à laguna, em Mostardas. O prefeito Moisés Pedone informou, no início da tarde desta quinta-feira (09), que casas de pescadores artesanais estão completamente abaixo da água e que algumas foram destruídas, na prainha da Caieira.
“Não tem mais nenhum morador no local. Duas famílias já havíamos removido, uma está em casa de amigos e a outra no ginásio de esportes”, diz o prefeito que, complementa, que o nível da água está em 1,19cm. “Seguiremos monitorando e atualizando a todos”, afirmou.
Pedone orientou que quem está próximo à lagoa e em locais baixos nas imediações, saia para um local alto e mais seguro. “Se precisarem estamos com o ginásio de esportes à disposição. O vento sudoeste, com previsão de se alongar junto com vento sul pelos próximos dias, joga com muita força de água sentido lagoa/cidade”, alertou.
O prefeito estava acompanhado por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nessa quarta-feira (08), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta devido ao deslocamento das cheias em direção à Lagoa dos Patos. “É grande a elevação que ocorrerá, atingindo praticamente todas as regiões ribeirinhas e as demais zonas de influência direta (municípios da região da Costa Doce e Sul da Lagoa)”.